Obras viárias são iniciadas com festa no São Camilo

Publicada em 29/06/2016 às 17:08

Dezenas de bexigas coloriram o céu azul no Jardim São Camilo na manhã desta quarta-feira (29) para anunciar que o que era sonho agora é realidade. A urbanização do bairro, tão desejada pelos moradores, começou com as obras de um novo sistema viário, que vai ligar as ruas Ângelo Rivelli à Pedro Ravaiane.

Com isso, a parte baixa e a parte alta do bairro se integram. A nova via vai ter 700 metros. Além disso, vai ser feito o alargamento da rua José Maria Withaker, com cerca de 300 metros. Vão ser feitos também rede de esgoto, drenagem, instalação de energia, contenção de encostas, sinalização, passeio e plantio de árvores e grama. O custo é de R$ 10 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A previsão de conclusão é de dez meses.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura entrega espaço de lazer no Jardim Tamoio
Mudança para apartamentos no Novo Horizonte é iniciada
Mais 39 matriculas entregues a moradores do Parque dos Ingás
Moradores da última fase do Novo Horizonte assinam contratos
Sorteio define ordem de vizinhança para última fase no Novo Horizonte

Início das obras foi marcado por ato simbólico

Início das obras foi marcado por ato simbólico

“É um momento histórico para a cidade. A abertura dessa rua marca um grande passo na história do São Camilo. Estamos executando aqui um projeto que respeita os moradores, sem tirá-los da região em que vivem. Todos merecem morar decentemente. Queremos o melhor para as pessoas e não para a especulação imobiliária”, comentou o prefeito Pedro Bigardi, que participou do evento ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Margarete Geraldo Bigardi.

Ele destacou que Jundiaí tem recebido o maior investimento em habitação da história, beneficiando moradores de bairros carentes do município. Só no São Camilo, foram entregues 400 apartamentos, na avenida Giustiniano Borim. No Jardim Novo Horizonte são mais 1.088 unidades habitacionais. A Vila Ana conta com outras 121.

Obras têm previsão de conclusão em dez meses

Obras têm previsão de conclusão em dez meses

Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Waldemar Foelkel, a Prefeitura já tem aprovadas no Ministério das Cidades outras 860 unidades habitacionais para seguir com a urbanização do São Camilo. “Estamos aguardando a liberação de recursos”, disse. Além disso, vai ser lançado nos próximos meses um projeto, na região do bairro do Poste, com mais de 1.500 unidades. “Moradia é um direito que está na Constituição. Não estamos fazendo favor a ninguém. É nossa obrigação”, completou.

O vereador Gerson Sartori representou a Câmara Municipal e elogiou o projeto habitacional desenvolvido pela administração. “Tudo isso é resultado do esforço de um governo que trabalha pelo povo. O bairro vai ficar cada vez melhor, a exemplo de outras regiões da cidade.”

Quem mora no São Camilo também aprovou. “É uma obra essencial. Estávamos ansiosos por isso, pois muda a vida da população e a maneira como todos se locomovem. Amplia o acesso de vários serviços a regiões antes inacessíveis”, comentou o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade do São Camilo, Edinei Silva Dias.

Participações
O evento contou com a participação do vice-prefeito Durval Orlato. Também marcaram presença os vereadores Márcio Cabeleireiro, José Dias e José Adair. Além disso, participaram os secretários: de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini; de Cultura, Jean Camoleze; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari; de Esportes e Lazer, João Maffia; de Comunicação Social, André Barros; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Oliveira; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), José Carlos Pires; o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco; o presidente do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun), Eudis Urbano; o superintendente da TVE Jundiaí, Thiago Godinho; o Ouvidor Municipal, Eginaldo Honório; e a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos.

Luana Dias
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/29/obras-viarias-sao-iniciadas-com-festa-no-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original