‘Solar do Barão’ recebe exposição com temática africana
Publicada em 19/07/2016 às 14:42Alunos da Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini levam a exposição “Mais África na Escola” ao Museu “Solar do Barão” de 18 a 30 de julho. Organizada pelo historiador e professor José Felício, a mostra faz releituras de artistas plásticos conhecidos como os angolanos Lino Damião e Nelo Teixeira.
LEIA TAMBÉM
Novo Conselho de Cultura é eleito
Programa Oficinas Culturais 2016 tem inscrições até sexta-feira (22)
Inscrições de trabalhos para o 4º Simpósio sobre Patrimônio seguem abertas
Para o professor Felício, a exposição remete à história antiga do município que teve seu alicerce enraizado nas matrizes africanas.
“No Estado de São Paulo há um currículo próprio para se ministrar aos alunos do sétimo ano a temática quilombola. Algumas menções ao território africano, ao Quilombo dos Palmares, Zumbi e mais nada. Consideramos o conteúdo superficial e pensamos em mais ações para desenvolver o tema. A partir daí, passamos a questionar porque tão pouco se fala desse assunto. Jundiaí, por exemplo, possuiu muitos refúgios de escravos até meados do século 19, por isso, a importância de reavivar esta história”, conta o professor.
A exposição pode ser conferida com entrada gratuita no “Solar do Barão”, na rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. Para mais informações, telefone (11) 4521 – 6259.
Assessoria de Imprensa
Fotos: divulgação
-
22/06/2025
Corais da Cultura reúnem-se no palco do Polytheama para a 2ª edição de sua Mostra
-
20/06/2025
Companhia de Teatro dedica-se a processo criativo para montagem de novo trabalho
-
19/06/2025
Prefeitura de Jundiaí abre inscrições para o 9º FESTEJU com premiação de até R$ 4 mil por espetáculo
-
19/06/2025
Com quatro dias de programação, Festival do Dia do Vinho começa nesta quinta (19)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original