Educação faz ciclo de debates sobre patrimônio natural e cultural

Publicada em 03/08/2016 às 15:08

A Secretaria de Educação realiza, entre segunda (8) e quarta-feira (10), o ciclo de estudos e debates “Patrimônios Natural e Cultural como Temas Integradores do Currículo”. A abertura, na segunda-feira (8), é às 8h, no auditório Elis Regina, no Centro de Capacitação, no Complexo Argos.

LEIA TAMBÉM
Inscrição para Olimpíada de Redação vai até a segunda (15)
Biblioteca reúne adeptos de jogos de tabuleiros nesta sexta-feira (5)
Centro de Informática divulga lista de sorteados para curso de programação

A atividade é voltada aos profissionais da Educação que atuam no Ensino Fundamental. “A ideia é compartilhar saberes, oferecendo oportunidades de reflexão e aprofundamento sobre o que representam nossos patrimônios. O trabalho com essa temática na escola pode contribuir com a incorporação do senso de respeito e responsabilidade na valorização da diversidade e na preservação do patrimônio, oferecendo aos educandos a possibilidade de encontro com o conhecimento sócio-cultural e ambiental de seu entorno, onde se encontram suas raízes, as referências culturais mais próximas, promovendo a construção de identidades”, explica a diretora de Ensino Fundamental da secretaria, Suzette Vermiglio.

Ao todo, serão três mesas-redondas. A primeira, A cidade de Jundiaí: suas memórias, suas histórias, é das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os debatedores serão Alexandre Augusto de Oliveira, historiador, mestre em Artes e professor universitário, e Marcelo Campos Tiago, graduado em História, Ciências Sociais, Direito e Pedagogia, além de mestre e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. O mediador será o secretário de Educação, José Renato Polli, licenciado em Filosofia e Pedagogia, mestre em História Social e doutor em Educação.

Na terça-feira (9), a mesa redonda terá como tema Patrimônios Culturais de Jundiaí. Os convidados serão o secretário de Cultura, Jean Marcel Caum Camoleze, graduado em História e mestrando em Ciências da Informação, e Michele Escoura Bueno, antropóloga, mestre em Antropologia Social e doutoranda em Ciências Sociais. O mediador será Marcel Ercolin Carvalho, licenciado em História e Pedagogia, mestre em Psicologia da Educação, diretor de escola e assessor especial de Educação da Secretaria de Educação. O evento é das 8h às 10h e das 14h às 16h.

Encerrando o ciclo de estudos e debates, na quarta-feira (10), o tema abordado será Bens Naturais de Jundiaí, das 8h às 10h e das 14h às 16h. Os convidados são Afonso Peche Filho, engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); Jorge Bellix, diretor da Associação Mata Ciliar; e Antonio Roberto Losqui, produtor agrícola e pesquisador. Na mediação estará Diva Otero Pavan, licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação, e assessora especial de Educação da Secretaria de Educação.

O Complexo Argos fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/03/educacao-faz-ciclo-de-debates-sobre-patrimonio-natural-e-cultural/
Leia mais sobre , ,