Patrimônios culturais de Jundiaí são abordados em ciclo de estudos
Publicada em 09/08/2016 às 17:11A Secretaria de Educação deu continuidade, nesta terça-feira (9), ao ciclo de estudos e debates “Patrimônios Natural e Cultural como Temas Integradores do Currículo”. O evento, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, é voltado aos educadores do Ensino Fundamental.
LEIA TAMBÉM
Curso de italiano tem atividades culturais do projeto ‘Ferragosto’
Instituto Federal abre inscrições para cursos de extensão à comunidade
Desde segunda-feira (8), a atividade discute, por meio de mesas redondas, a introdução da temática no currículo. Depois de tratar da cidade de Jundiaí: suas memórias, suas histórias, nesta terça-feira (9), o tema foi: Patrimônios Culturais de Jundiaí. Os debatedores foram o Secretário de Cultura, Jean Marcel Caum Camoleze, graduado em História e mestrando em Ciências da Informação, e Michele Escoura Bueno, antropóloga, mestre em Antropologia Social e doutoranda em Ciências Sociais. Para mediar foi convidado Marcel Ercolin Carvalho, licenciado em História e Pedagogia, mestre em Psicologia da Educação, diretor de escola e assessor especial de Educação da Secretaria de Educação. O secretário de Educação, José Renato Polli, prestigiou o evento.
“É importante discutir um pouco a formação dos nossos patrimônios como interface da nossa memória coletiva e a importância disso na formação da nossa identidade. Essa iniciativa de estudar história local, regional, na rede municipal de Educação é fundamental para que o aluno se identifique, compreendendo a história não só como algo distante”, avaliou o secretário de Cultura.
Para a coordenadora da Emeb Professora Odila Richter, do bairro Bom Jardim, Cícera Bueno, que participou de todas as atividades até agora, o evento está sendo positivo. “Está muito enriquecedor e esclarecedor, pois faz a gente enxergar conteúdos escolares sob nova perspectiva.”
Encerramento
O ciclo de estudos e debates termina nesta quarta-feira (10) com a abordagem do tema: “Bens Naturais de Jundiaí”, das 8h às 10h e das 14h às 16h. Os convidados são Afonso Peche Filho, engenheiro agrônomo do Instituto Agronômico de Campinas (IAC); Jorge Bellix, diretor da Associação Mata Ciliar; e Antonio Roberto Losqui, produtor agrícola e pesquisador. Na mediação estará Diva Otero Pavan, licenciada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação, e assessora especial de Educação da Secretaria de Educação.
O Complexo Argos fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.
Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/01/2025
Confira como chegar e como estacionar na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
21/01/2025
Cia. Jovem de Dança leva até fevereiro temporada gratuita de espetáculos para a Sala Glória Rocha
-
21/01/2025
Reunião define detalhes com os agricultores que participarão da Festa da Uva e Expo Vinhos
-
20/01/2025
Entrada solidária da Festa da Uva será destinada ao Fundo Social de Solidariedade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original