Complexo Argos é tombado pelo Condephaat
Publicada em 29/11/2016 às 17:50O Complexo Argos foi tombado como Patrimônio Material de Jundiaí, em nível estadual, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). O pedido de tombamento ao órgão estadual foi feito em 2010 pela cidadã Regina Kalman.
Segundo a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, ligada à Secretaria de Cultura, a solicitação havia sido negada em primeira instância. Posteriormente foi aberto um processo para que o Complexo Argos fosse tombado em nível municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) e, paralelamente a esta ação, o Condephaat reconsiderou o pedido e concedeu o tombamento através do processo nº 31605 – 2010.
LEIA TAMBÉM
Galeria promove saída fotográfica neste sábado (3)
Biblioteca sedia curso gratuito de atendimento ao cliente nesta quinta (1º)
Biblioteca disponibiliza computadores para curso online sobre mundo digital
Para o diretor de Patrimônio, Donizetti Aparecido Pinto, a conquista se revela importante à cidade na preservação de sua memória. “Jundiaí ganha mais um patrimônio histórico, agora tombado em nível estadual. A importância do espaço está na grande tecelagem que moveu a economia de Jundiaí durante o século 20 e todos os funcionários que passaram por ela”, salientou o diretor.
A creche Profª Maria de Toledo Pontes, em frente ao Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, também foi incorporada ao processo de tombamento. O espaço fundado em 17 de novembro de 1945 funcionava como escola conveniada para os filhos dos operários da antiga tecelagem, o que a designa como parte da história da Argos.
Sobre
Atualmente o Complexo Argos abriga a Secretaria de Educação, a Biblioteca Municipal, a sede da TV Educativa, o Centro de Línguas, o Instituto Federal, o Centro de Capacitação, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e o Centro de Referência ao Idoso.
“Onde se produziam roupas e tecidos, hoje se fomenta a educação em Jundiaí. É um espaço que ganhou uma nova vocação”, destacou o diretor de Patrimônio, Donizetti Aparecido Pinto.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original