Compac agiliza tombamento da área do IAC de Jundiaí

Publicada em 06/12/2016 às 16:48

O Centro de Engenharia do Instituto Agronômico de Campinas (CEA/IAC), em Jundiaí, consta no Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (IPPAC), instrumento de proteção que precede o tombamento. O processo de tombamento da área foi aberto pelo Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) em 24 de maio deste ano, a pedido do vereador Rafael Purgato, após divulgação da intenção de venda pelo Estado.

LEIA TAMBÉM
Complexo Argos é tombado pelo Condephaat

O local conta com equipamentos de agricultura da época de sua criação

O local conta com equipamentos de agricultura da época de sua criação

Segundo o diretor de Patrimônio, o historiador Donizetti Aparecido Pinto, o processo foi agilizado em função da aprovação na Assembleia Legislativa da venda de 80 espaços públicos do Estado de São Paulo, dentre eles o CEA/IAC em Jundiaí, no último dia 30. “O processo de tombamento está sendo finalizado, após isso vai para a audiência pública e votação no Compac. Mas, com a inclusão no IPPAC, a área já está protegida de qualquer intervenção, que precisa ser aprovada pelo Compac”, explica Donizetti.

O diretor de Patrimônio destaca a importância histórica e ambiental para Jundiaí. “É uma área com grande valor histórico por conta da pesquisa e paisagem”, pontua.

De acordo com Donizetti, o tombamento é pautado em fortes justificativas. “Criado na década de 1960, O CEA/IAC é um centro de pesquisa na região da Serra do Japi, com equipamentos pertinentes à agricultura que só tem em Jundiaí e imóveis de importância arquitetônica. Além disso, conta com área de 26 hectares, dividida em 10 fragmentos remanescentes florestais da Mata Atlântica, de grande relevância ambiental.”

Com a aprovação do tombamento, mesmo se for vendido, qualquer intervenção a ser feita no local terá que passar pela aprovação do Compac.

Área do IAC em Jundiaí está em processo de tombamento pelo Compac

Área do IAC em Jundiaí está em processo de tombamento pelo Compac

Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/12/06/compac-agiliza-tombamento-da-area-do-iac-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original