Jundiaí é 3ª no ranking ‘Município Verde e Azul’

Publicada em 09/12/2016 às 17:30

Jundiaí conquistou o terceiro lugar na edição 2016 do Programa Município Verde e Azul (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo. A cidade alcançou 97,45 pontos no ranking ambiental, ficando atrás apenas de Novo Horizonte e Botucatu. Na ocasião, também foi entregue o Prêmio Franco Montoro para os melhores colocados no ranking das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos, em que Jundiaí ficou em primeiro lugar dentro da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

O anúncio foi feito nessa quinta-feira (8) pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles, no São Paulo Expo, na capital paulista. Jundiaí foi representada na solenidade pela secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; pelo diretor de Meio Ambiente, Marcelo Pilon; e pela técnica Karina Lima, interlocutora do programa na cidade.

LEIA TAMBÉM
Compac agiliza tombamento da área do IAC de Jundiaí

Bigardi comemora o prêmio no Programa Município Verde e Azul, com Karina e Daniela

Bigardi comemora o prêmio no Programa Município Verde e Azul, com Karina e Daniela

O prefeito Pedro Bigardi destacou o salto que Jundiaí deu nos últimos anos, saindo da 27ª posição em 2012 para o 3º lugar em 2016, posição também ocupada em 2013. “O prêmio mostra a preocupação do município com o meio ambiente e é resultado da união de esforços de várias secretarias. Ele também acaba sendo referência do trabalho do governo a partir de várias ações como o Plano Diretor, a preocupação com a Serra do Japi, o reflorestamento de áreas urbana, a gestão dos resíduos sólidos, entre outras.”

Daniela atribui a boa colocação da cidade ao esforço que o poder público vem fazendo para potencializar e qualificar as políticas públicas voltadas ao meio ambiente. “Só é possível uma cidade equilibrada e que produza qualidade de vida aos seus moradores se o desenvolvimento for pautado na sustentabilidade e no meio ambiente equilibrado. Este avanço foi conseguido nestes quatro anos da gestão Pedro Bigardi”, pontua.

O bom desempenho alcançado no programa em edições anteriores garantiram ao município prêmios em forma de equipamentos como um caminhão multiguindaste e um caminhão para combate a incêndios florestais.

Sobre o programa
Lançado em 2007, o Programa Município Verde e Azul é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental dos municípios. A avaliação técnica é realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em indicadores que formam as diretivas esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

A edição de 2016 ciclo contou com 317 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e destes, 78 municípios (25%) foram certificados, com uma pontuação superior a 80.

Viviane Rodrigues
Foto: Cléber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/12/09/jundiai-e-3a-no-ranking-estadual-municipio-verde-e-azul/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original