Prefeito anuncia esforço pela autossuficiência do Hospital São Vicente

Publicada em 11/01/2017 às 17:26

O fim da crise no Hospital São Vicente de Paulo passa pela conquista da autossuficiência, o que garantirá a retomada da estabilidade financeira e a valorização dos seus funcionários. Foi o que explicou o prefeito Luiz Fernando Machado em visita, nesta quarta-feira (11), à unidade.

Acompanhado pelo corpo clínico do hospital, o prefeito ouviu pacientes a respeito do atendimento e os funcionários sobre suas condições de trabalho. Luiz Fernando recebeu várias demandas e reafirmou que a saúde é a prioridade máxima de sua administração.

O prefeito destacou que o objetivo do governo é tornar o Hospital São Vicente autossuficiente, adaptando suas despesas ao tamanho da sua receita. Desta forma, explicou, seria possível garantir a estabilidade financeira e valorizar os colaboradores do hospital.

LEIA TAMBÉM
Fundo Social abre vagas para cursos gratuitos
IPTU 2017: Prefeitura libera segunda via na Internet
Prefeitura inicia plano de ação para limpeza da cidade

Durante a visita, foi reafirmado o compromisso em recuperar a saúde financeira do Hospital

“A autossuficiência financeira é vital para o Hospital São Vicente. Já estamos trabalhando nesse sentido. Nós temos que priorizar o pagamento dos funcionários e fornecedores, e garantir que os usuários sejam bem atendidos. É isso que importa”, declarou.

Gabinete de crise
Ao falar aos pacientes que estavam na unidade, o prefeito lembrou que na primeira semana de seu governo anunciou em caráter emergencial a criação do gabinete de gestão da crise do Hospital São Vicente. Os trabalhos foram iniciados nessa segunda-feira (9).

Luiz Fernando conversou com funcionários sobre os encaminhamentos para melhorias do HSV

Atualmente, o déficit mensal (despesas que superam a receita) da unidade é de R$ 4 milhões, sendo que 80% do orçamento é gasto com pessoal. O coordenador do gabinete de gestão de crise, Itibagi da Rocha Machado, ressaltou que um diagnóstico profundo das contas está em curso. “O comitê de crise tem o trabalho de fazer o diagnóstico da situação financeira da instituição. Hoje, a dívida é de 240 milhões”, disse.

Apesar da gravidade, o governo sinaliza com alternativas para combater a crise. O prefeito informou o corpo clínico sobre o empenho para a liberação de recursos estaduais por meio do programa Santa Casa Sustentável.

“Trata-se de uma verba R$ 2, 3 milhões. O pedido está em análise pelo Governo do Estado de São Paulo e tenham certeza de que buscaremos esta e outras fontes de recursos para debelar a grave crise na unidade. É um momento difícil, mas faremos tudo para superá-lo”, disse.

A enfermeira Janaina Aparecida, que trabalha há 16 anos no São Vicente, manifestou a esperança de dias melhores para os funcionários e pacientes. “Espero que seja mantido um diálogo direto entre a gestão e os funcionários, de modo a buscar soluções para os problemas. Nós, funcionários, estamos dispostos para trabalhar em parceria”, disse.

Também participaram da visita o vice-prefeito, Antonio de Pádua Pacheco;  o assessor contábil da Associação dos Vicentinos, Amauri Liba;  o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; e o vereador Gustavo Martinelli.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/11/prefeito-anuncia-esforco-pela-autossuficiencia-do-sao-vicente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original