UBS do Novo Horizonte passa a vacinar contra febre amarela

Publicada em 20/02/2017 às 17:21

A partir desta terça-feira (21), a Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Horizonte passa a realizar a vacinação contra a febre amarela, das 13h às 16h30. De acordo com informações da Unidade de Gestão da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, o objetivo é facilitar o acesso dos moradores do vetor Oeste da cidade que necessitem tomar a vacina contra a febre amarela.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, até então, os moradores da região Oeste tinham que se deslocar até uma das três outras Unidades Básicas de Saúde – Central, Vila Hortolândia e Agapeama – onde a vacina está disponível. Como esclarecimento à população, a enfermeira reforça que Jundiaí não pertence à Área com Recomendação da Vacina contra Febre Amarela. Deste modo, só precisam se vacinar munícipes que vão viajar para locais com a recomendação da vacina, e vão entrar em contato com áreas rurais, silvestres ou de mata.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí assina carta do ‘Primeiríssima Infância’
Saúde dá início à campanha de prevenção às DSTs no Carnaval
Médicos e outros profissionais voluntários fazem a diferença no ‘Saúde em Dia’

Objetivo é facilitar o acesso dos moradores do vetor Oeste da cidade que necessitem tomar a vacina

Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinas e um documento na UBS. Se não tiver a caderneta, será feita uma nova. A primeira dose da vacina contra a febre amarela deve ser aplicada, no mínimo, dez dias antes da viagem. Esse prazo é necessário para que o organismo desenvolva imunidade e a pessoa fique adequadamente protegida. Se a pessoa vai receber o reforço, esse prazo não é necessário.

A vacina está contraindicada para pacientes imunodeprimidos, mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses e para crianças menores de seis meses. Gestantes só devem ser vacinadas mediante prescrição médica. Idosos a partir de 60 anos, que vão receber a vacina pela primeira vez, devem ser avaliados por um médico para descartar doença imunossupressora. Essa é uma vacina de vírus vivo, que, de modo geral, está contraindicada para gestantes e imunodeprimidos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/20/ubs-do-novo-horizonte-passa-a-vacinar-contra-febre-amarela-nesta-terca-21/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original