Fundo Social de Solidariedade já abriu quase 300 vagas de cursos este ano

Publicada em 03/03/2017 às 17:15

Em menos de dois meses, a nova gestão da Prefeitura de Jundiaí ofereceu, por meio Fundo Social de Solidariedade, 278 novas vagas para cursos de qualificação profissional. As oportunidades foram distribuídas em 11 segmentos diferentes a partir de parcerias com o Governo do Estado de São Paulo, o Centro Paula Souza e a unidade de Educação da Prefeitura. “Esta união foi fundamental para disponibilizar cursos de graça à população e sem onerar os cofres públicos”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Vanessa Machado.

A primeira ação, realizada ainda no mês de janeiro, contou com o apoio do Centro Paula Souza e ofereceu 120 vagas distribuídas entre os setores de Hospitalidade e Produção Alimentícia. Cinco cursos foram realizados em 16 dias, dentro do Parque da Uva: Padaria Artesanal, Ajudante de Cozinha, Bartender, Camareira e Garçom. As aulas aconteceram todos os dias, de segunda a sexta-feira, em duas unidades móveis que simulam ambientes para produção de pães, cortes e embalagens de carnes, bem como um hotel com quarto, banheiro, closet, cozinha industrial, local de refeições e balcão para o preparo de drinks e bebidas.

LEIA TAMBÉM
Alunos descobrem oportunidades no Fundo Social
Atividades da Semana da Mulher 2017 têm início neste domingo (5)

Cursos têm foco na formação profissional

A parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), permitiu a promoção dos cursos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Vendas e Auxiliar de Departamento Pessoal. No total, são 90 alunos, sendo 30 em cada turma. A iniciativa integra o Programa de Qualificação e Requalificação Profissional de nível básico e acontece de forma descentralizada, com aulas ministradas diariamente no Complexo Argos, na Vila Arens.

Grande procura
Bastante procurados por quem deseja se qualificar e reforçar orçamento familiar, os cursos de Manicure e Pedicure e Padaria Artesanal tiveram as 40 vagas preenchidas em tempo recorde: duas horas após a abertura do prazo de inscrições. “Além da necessidade de se especializar para enfrentar o mercado de trabalho altamente competitivo, estas profissões permitem um retorno financeiro mais rápido e não necessitam de investimento inicial alto”, explicou a presidente do Funss. As aulas são oferecidas também em parceria com o Centro Paula Souza e a tem a coordenação da ETEC Benedito Storani. A nova turma de Padaria Artesanal segue com as aulas práticas na cozinha escola do Fundo Social, às segundas e quartas-feiras. Já as aulas de Manicure e Pedicure começaram nesta quinta-feira (02), também na sede do Fundo Social. Outra parceria firmada foi com relação aos cursos voltados às artes. Pintura em Tela e Violão serão realizados a partir da próxima semana por meio da integração do Funss com a unidade de Educação da Prefeitura.

Podem participar dos cursos oferecidos pelo Fundo Social pessoas com 16 anos ou mais, com ensino fundamental completo e residente em Jundiaí. “Todo curso disponibilizado tem lista de espera, o que reforça o grande interesse da população em participar. Assim, disponibilizamos módulos rápidos para realizá-los o ano todo”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/03/fundo-social-ja-abriu-quase-300-vagas-de-cursos-este-ano/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original