Jardim do Museu Solar do Barão será reaberto ao público em maio

Publicada em 03/03/2017 às 17:50

Os 1,8 mil metros quadrados de jardim do Solar do Barão, onde fica localizado o Museu Histórico e Cultural, passam atualmente por um processo de revitalização e deverá ser reaberto ao público na primeira semana de maio, segundo informou o diretor do museu, Paulo Vicentini. “A revitalização está sendo acompanhada por engenheiros agrônomos para garantir não só a diversidade de plantas, mas também permitir que várias espécies de pássaros continuem visitando o jardim”, explicou.

O trabalho, que começou há cerca de um mês, inclui o reparo de todos os canteiros e o tratamento das árvores que estão doentes. “Há várias com cupins e temos registros também de brocas. Estamos fazendo o possível para recuperá-las e evitar as podas, que são feitas somente em último caso”, afirmou Vicentini.

LEIA TAMBÉM
Museu Histórico será revitalizado com foco ‘popular’
Atividades da Semana da Mulher 2017 têm início neste domingo (5)

Jardim de 1,8 mil metros quadrados passa por revitalização completa

O diretor destacou o envolvimento da população no processo de revitalização por meio da doação de mudas. “Algumas espécies, como a chuva de prata, por exemplo, não tínhamos encontrado ainda até que recebemos uma doação de uma moradora da cidade”, contou.

Revitalização do jardim visa resgatar comunicação com a população, explica Vicentini

Para Vicentini, reabrir o jardim à visitação pública (o espaço ficou fechado nos últimos quatro anos) visa reverter o processo de ruptura que existe atualmente na relação entre o museu e a população. “A área é um patrimônio natural muito importante que poderá novamente ser utilizado pelos jundiaienses para contemplação, leitura, descanso e conversas entre amigos”, destacou.

O diretor acredita, ainda, que manter o jardim aberto contribui para uma melhor gestão do museu. “Esse público que vai frequentar o jardim com certeza passará a gerar demandas culturais e nós ficaremos atentos a isso na hora de definir a programação”, garantiu.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/03/jardim-do-solar-do-barao-sera-reaberto-ao-publico-em-maio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original