No Geresol, resíduo da construção garante matéria-prima para obras
Publicada em 17/07/2017 às 14:59Por mês chegam ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) da Prefeitura de Jundiaí 15 mil toneladas de restos da construção civil (RCC). Esse material passa por tratamento e se transforma em matéria-prima para obras de pavimentação e de drenagem na cidade.
“Do entulho são gerados seis subprodutos. O cascalho é usado para melhoria das estradas não pavimentadas. Já a areia e a pedra se transformam em concreto, usado em obras realizadas pela Prefeitura e pela DAE. O resíduo de construção é 100% reciclado e volta como benefício para a população. Por isso é importante fazer o descarte adequado do material”, salienta o diretor de Limpeza Pública da UGISP, Márcio Moraes.
LEIA TAMBÉM
Projeto do Jardim Botânico busca conservação de espécies nativas
Morador em Jundiaí, Fábio Ferreira da Silva, gerente de operações, está reformando a casa em que mora. Para limpar o entulho do quintal, levou o material até o Geresol. “O descarte adequado traz benefícios para o meio ambiente e para a cidade, já que é reciclado e usado para melhorar as condições das ruas sem pavimentação, em praças e em outras intervenções”, resume.
Fiscalização
A UGISP realiza fiscalização em toda a cidade para conter o descarte irregular de RCC. Desde o início da ação, três flagrantes foram registrados e os infratores multados. Para evitar transtornos, e entulho de construção deve ser destinado aos Ecopontos ou diretamente no Geresol (endereços disponíveis neste link e também pelo telefone 156).
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
09/12/2024
Prolongamento da Ozanan avança e tem 88% concluído
-
31/10/2024
Complexo viário do Corrupira avança com execução de rotatória
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
13/05/2024
Contra a dengue, caminhões recolhem inservíveis no Jardim Santa Gertrudes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original