Ecopontos

ECOPONTOS

Ecopontos são locais onde os cidadãos jundiaienses podem realizar o DESCARTE GRATUITO de seus resíduos sólidos, gerados por conta de uma reforma (pequenos volumes de entulho), da troca de móveis velhos por novos, de restos de madeira ou materiais verdes (resultantes de podas em áreas particulares – autorizadas pela UGPUMA e da roçada de mato e grama), de equipamentos eletrônicos (computadores, CPU’s e teclados, impressoras e demais hardwares), eletrodomésticos, baterias e pilhas.

Os ecopontos contribuem para evitar a distribuição de resíduos em lugares proibidos e inapropriados, como em terrenos baldios, podendo dar destinação ambientalmente correta de forma eficiente e sem custos. O descarte irregular é crime sujeito à multa (Lei Municipal N°2.140/1975 e Lei Municipal Nº 7.186/2008).

  • Quanto eu posso descartar gratuitamente nos Ecopontos da cidade?

Cada residência existente no município de Jundiaí tem a possibilidade de descartar GRATUITAMENTE, 1 (UMA) vez por semana, o volume de até 1m³ (um metro cúbico) – o equivalente a uma caixa d’água de 1000 (mil) litros – de resíduos sólidos.

Na entrada do Ecoponto, será realizado um cadastro com o nome do munícipe, endereço, placa do carro e tipo de material que está sendo descartado, com data e hora da utilização do benefício.

  • Por que não posso descartar os resíduos sólidos em qualquer área?

Os Ecopontos são espaços criados pela Administração Pública com a finalidade de destinar os materiais aos locais corretos, e que posteriormente receberão tratamento ou serão destinados a empresas para que passem pelo processo de LOGÍSTICA REVERSA.

Quando ocorre um DESCARTE IRREGULAR de restos de materiais de construção provenientes de pequenas ou grandes reformas, e de qualquer outro resíduo sólido (móveis velhos, madeira, recicláveis, orgânicos) em áreas públicas ou privadas não muradas (terrenos baldios), esclarecemos que no local além de estar ocorrendo um CRIME AMBIENTAL passível de punição e MULTA (Leis Municipais nº 2140/1975 e nº 7.186/2008), neste local existirá também a contaminação do solo e do lençol freático, além de danos e prejuízos à fauna, flora e a saúde como um todo, além de promover o aparecimento de animais sinantrópicos (ratos, mosquitos, escorpiões, entre outros).

  • O que eu posso descartar nos Ecopontos?

Confira abaixo a tabela do que pode ser descartado e como devem ser acondicionados, de forma que possamos evitar acidentes:

TABELA COM RESÍDUOS PERMITIDOS NOS ECOPONTOS E MODO DE ACONDICIONAR O MATERIAL

RESÍDUOS SÓLIDOCOMO ACONDICIONARENTREGA
Equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, teclados, controles de vídeo game, CPU’s, celulares)Solicitamos que sejam acondicionados em caixas identificadas. Esses equipamentos possuem compostos químicos em sua fabricação e podem gerar contaminação. *NÃO descarte esses materiais na coleta seletiva (orgânico/reciclável).*– Ecoponto mais próximo de sua residência.
Caso o morador possua uma grande quantidade de componentes eletrônicos e não possua carro, neste caso, o munícipe poderá aguardar a coleta seletiva (reciclável e cata-treco) de seu bairro e entregar o material em mãos do colaborador da empresa prestadora de serviços. Caso possua condução, poderá ser entregue diretamente no GERESOL.
Pilhas e bateriasSolicitamos que sejam acondicionados em pequenas caixas ou sacolas e sejam identificadas. Pilhas e baterias possuem compostos químicos em sua fabricação e podem gerar contaminação. *Não descarte esses materiais na coleta orgânica*– Ecoponto mais próximo de sua residência.
– Ponto de coleta – Complexo Argos.
– Coleta seletiva (Reciclável) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
Vidros (EXCETO vidro temperado e espelho)
Até 1m³ e descarte uma vez na semana O VIDRO deve ser separado, embalado e identificado em caixas de papelão ou garrafas PET, evitando que se quebrem e possam gerar acidentes, *EVITE ACIDENTES: NÃO DESCARTE VIDRO NA COLETA DE LIXO ORGÂNICA, NEM EM SACOS DE LIXO*– Ecoponto mais próximo de sua residência.
– Coleta seletiva (Reciclável) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
– Para maiores quantidades, procurar o GERESOL.
Entulho (restos de material de construção, tábuas, azulejos, pedras, areia, tijolos, blocos e gesso)
Até 1m³ (um metro cúbico – equivale a uma caixa d’água de mil litros) e descarte uma vez na semana
– Ecoponto mais próximo de sua residência.
OBS. Acima desta quantidade, o munícipe ou empresa deverá contratar empresa de caçamba para o descarte.
PlásticosAté 1m³ e descarte uma vez na semana – Acondicionados em sacos/sacolas ou caixas.– Ecoponto mais próximo de sua residência.
– Coleta seletiva (Reciclável) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
IsoporAté 1m³ e descarte uma vez na semana.
Aceitamos para a reciclagem apenas isopores de grande porte, como os que acondicionam Eletrodomésticos ou os de caixas térmicas. O isopor que é utilizado para acondicionamento de alimentos em geral, como carnes e frios, deverá ser descartado na coleta orgânica.
– Ecoponto mais próximo de sua residência.
– Coleta seletiva (Reciclável ou Cata- Treco) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
– Para maiores quantidades, procurar o GERESOL.
Madeiras (de móveis, caixas de frutas, e madeiras que não sejam da construção civil)Até 1m³ e descarte uma vez na semana – Amarrados de preferência em pequenos lotes– Ecoponto mais próximo de sua residência.
– Coleta seletiva (Cata-Treco) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
– Para maiores quantidades, procurar o GERESOL.
Resíduos Verdes (restos de corte de mato ou poda de áreas particulares autorizadas pela UGPUMA – Decreto Municipal nº 21.112/2008).Até 1m³ (um metro cúbico – equivale a uma caixa d’água de mil litros) e descarte uma vez na semana
Destacamos que o munícipe que atear fogo a esse tipo de resíduo também comete infração, com sanção prevista pela Lei.
– Ecoponto mais próximo de sua residência.
– Coleta seletiva (Cata-Treco) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
– Para maiores quantidades, procurar o GERESOL.
Móveis e eletrodomésticosOs móveis podem ser separados na calçada da moradia do munícipe no dia e período em que passar a coleta de CATA-TRECO.– Ecoponto mais próximo de sua residência.
– Coleta seletiva (Cata-Treco) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
– Para maiores quantidades, procurar o GERESOL.
PneusOs pneus de carros (no máximo cinco) podem ser separados na calçada do munícipe no dia e período em que passar a coleta de CATA-TRECO. Os pneus maiores, como de caminhão, devem ser levados até o GERESOL.Somente no Ecoponto GERESOL.
– Coleta seletiva (Cata-Treco) de seu bairro. (Consulte o cronograma aqui)
– Para maiores quantidades, procurar o GERESOL.
  • O que eu NÃO POSSO DESCARTAR em ecopontos e na coleta em geral?
MATERIAIS NÃO CAPTADOSCOMO ACONDICIONARENTREGAR ONDE
LATAS DE SOBRA DE TINTA, VERNIZES E SOLVENTES
(Lei Nº 7.506/10)
EMBALAGENS DE VENENO AGRÍCOLA
EMBALAGENS DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA PISCINA
EMBALAGENS DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL (COLA, ARGAMASSA, NEUTROL, MACTRA ETC.)
Solicitamos que TODOS esses materiais sejam acondicionados em caixas, com tampas bem vedadas e destinadas às lojas onde foram comprados. Desta forma, o comércio deverá acionar o fabricante. Os fabricantes dos produtos realizam a logística reversa desses produtos. NÃO DESCARTE RESTOS DE PRODUTOS QUÍMICOS OU EMBALAGENS EM ÁREAS PÚBLICAS – há risco de contaminação dos lençóis freáticos e mananciais, sendo um CRIME AMBIENTAL, sujeito a punição.Entrega nos comércios onde foram comprados, que realizam o contato com o fabricante / vendedor para que sejam tomadas as providências.
LÂMPADAS FLUORESCENTES, DE VAPOR DE SÓDIO E MERCÚRIO E DE LUZ MISTAEmbaladas e bem acondicionadas em caixas ou sacos resistentes. Não devem ser quebradas, pois existem produtos químicos em seu interior, podendo ocorrer contaminação. *NÃO DESCARTE LÂMPADAS EM ÁREAS PÚBLICAS*– Entrega nos pontos de coleta de logística reversa (Clique aqui para saber quais os pontos de coleta e seus endereços).
TELHAS DE AMIANTO E CAIXAS D’ÁGUA DE AMIANTONão devem ser quebradas. Devem ser reunidas e colocadas em ambiente aberto, sem contato com a terra ou água. Contatar a equipe do GERESOL para as orientações através do telefone 11.4581-3383 ou 11.4581-6707Contatar a equipe GERESOL para as orientações 11.4815-3383 ou 4581-6707

Confira os endereços, dias e horários de funcionamento dos Ecopontos do município de Jundiaí:

Ecoponto GERESOL
Av. Yamashita Yukio, 1268 – Distrito Industrial, CEP 13213-010.
Segunda a sexta-feira: 7h00 às 16h40.
Sábado: 07h30 às 11h30

Ecoponto Cidade Nova
R. Doraci Camargo Alegre, s/n° – Cidade Nova, CEP 13219-410.
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h.
Sábado: 8h às 12h

Ecoponto Jardim do Lago
R. Geraldo Santos, 195 – Jardim do Lago, CEP 13203-650.
Segunda a sexta-feira: 7h30 às 12h – 13h às 16h.
Sábado: 7h às 12h – 13h às 15h

Ecoponto Jardim Tarumã
Rua Rio de Janeiro, s/n – Jardim Tarumã, CEP 13216-570.
Segunda a sexta-feira das 8h às 12h30 – 13h30 às 16h30.
Sábado: 8h às 12h

Ecoponto Morada das Vinhas

(Parque Ecológico Morada das Vinhas – “José Roberto Mota Barroca”)
R. Uva Niágara, 376 – Parque Cecap, CEP 13214-719

Segunda a sexta-feira das 8h às 12h – 13h00 às 16h30.
Sábado: 8h às 12h

Ecoponto Residencial Jundiaí
Av. Eunice Cavalcante de Souza Queiroz, s/nº – Parque Residencial Jundiaí, CEP 13212-463.
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h.
Sábado: 8h às 12h

Ecoponto Vila Nambi
R. Marquês de Maricá, s/nº – Vila Nambi, CEP 13219-020.
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h.
Sábado: 8h às 12h.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/ecopontos/