Ecopontos

Ecopontos são locais onde os cidadãos jundiaienses podem realizar o DESCARTE GRATUITO de seus resíduos sólidos, gerados por conta de uma reforma (pequenos volumes de entulho), da troca de móveis velhos por novos, de restos de madeira ou materiais verdes (resultantes de podas em áreas particulares), de equipamentos eletrônicos (computadores, CPU’s e teclados, impressoras e demais hardwares), baterias, pilhas, vidro e eletrodomésticos.

  • Quanto eu posso descartar gratuitamente nos Ecopontos da cidade?

Cada residência existente no município de Jundiaí tem a possibilidade de descartar GRATUITAMENTE e 1 (UMA) vez na semana, o volume de até 1m³ (um metro cúbico – o equivalente a uma caixa d’água de 1000 (HUM mil) litros de resíduos sólidos.

Na entrada do Ecoponto, será realizado um cadastro com o nome do munícipe, endereço, placas do carro e tipo de material que está sendo descartado e data e hora em que o mesmo utilizou-se do benefício.

  • Por que não posso descartar os resíduos sólidos em qualquer área?

Os Ecopontos são espaços criados pela Administração Pública com a finalidade de destinar os materiais aos locais corretos, e que posteriormente receberão tratamento ou serão destinados a empresas para que passem pelo processo de LOGÍSTICA REVERSA.

Quando ocorre um DESCARTE IRREGULAR de restos de materiais de construção provenientes de reformas (mesmo pequenas reformas) e de qualquer outro resíduo sólido (móveis velhos, madeira, recicláveis, orgânicos) em áreas públicas ou áreas privadas não muradas (terrenos baldios), esclarecemos que no local além de estar ocorrendo um CRIME AMBIENTAL passível de punição e MULTA (Leis Municipais nº 2140/1975 e nº 7.186/2008), neste local existirá também a contaminação do solo e outros danos e prejuízos à fauna, flora e a saúde como um todo, além de promover o aparecimento de animais peçonhentos e outras pragas.

  • O que eu posso descartar nos Ecopontos?

Segue abaixo a tabela do que pode ser descartado e como devem ser acondicionados, de forma que possamos evitar acidentes:

  1. Materiais Permitidos nos Ecopontos:
RESÍDUO SÓLIDOCOMO ACONDICIONARENTREGA
Equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras, teclados, controles de vídeo game, CPU’s, celulares, baterias, baterias de celulares, pilhas)Solicitamos que TODOS os equipamentos eletrônicos sejam acondicionados em caixas, com o nome na caixa e sejam separadas as pilhas das baterias simples e de baterias de celulares, também a serem acondicionadas em caixas de sapato identificadas. *NÃO descarte esses MATERIAIS no lixo orgânico da coleta domiciliar e nem misturados aos demais recicláveis. Pilhas, baterias simples e baterias de celulares, e componentes eletrônicos possuem ácido e outros compostos químicos em sua fabricação e, alguns compostos em contato com outros materiais pode causar os chamados incêndios químicos.Para entregar esses materiais, o munícipe pode dirigir-se ao ecoponto mais próximo de sua residência (ver na relação, os endereços dos ecopontos que atendem as 5 regiões da cidade). Caso o morador possua uma grande quantidade de componentes eletrônicos e não possua carro, neste caso, e SOMENTE nos casos de recicláveis, móveis e componentes eletrônicos e vidros o munícipe poderá aguardar a coleta seletiva de seu bairro e entregar o material em mãos do colaborador da empresa prestadora de serviços. Ou entregar diretamente no GERESOL (veja endereço na relação)
Vidro
Até 1m³ e descarte uma vez na semana – Assim como os componentes eletrônicos, o VIDRO deve ser separado embalado em caixas de papelão, evitando-se assim que se quebrem e possam gerar acidentes. No caso destes materiais, solicitamos também que sejam identificados. *NÃO DESCARTE VIDRO NA COLETA DE LIXO ORGÂNICO, NEM EM SACOS DE LIXO* – EVITE ACIDENTESPara entregar esses materiais, o munícipe pode dirigir-se ao ecoponto mais próximo de sua residência (ver na relação, os endereços dos ecopontos que atendem as 5 regiões da cidade). Caso o morador possua uma grande quantidade de componentes eletrônicos e não possua carro, neste caso, e SOMENTE nos casos de recicláveis, móveis e componentes eletrônicos e vidros, o munícipe poderá aguardar a coleta seletiva de seu bairro e entregar o material em mãos do colaborador da empresa prestadora de serviços. Ou entregar diretamente no GERESOL (veja endereço na relação)
Entulho (restos de material de construção, tábuas, azulejos, pedras, areia, tijolos, blocos)
Até 1M³ (um metro cúbico equivale a quantidade de uma caixa d’água de 1 mil litros) que podem ser entregues pelo munícipe 1 vez na semanaENTREGA EM ECOPONTOS OU DIRETAMENTE NO GERESOL SE A QUANTIDADE FOR ATÉ 1M³
OBS. Acima dessa quantidade, o munícipe ou empresa deverá contratar empresa de caçamba para o descarte.
PlásticosAté 1m³ e descarte uma vez na semana – Separados em sacosPara entregar esses materiais, o munícipe pode dirigir-se ao ecoponto mais próximo de sua residência (ver na relação, os endereços dos ecopontos que atendem as 5 regiões da cidade). Ou entregar diretamente no GERESOL (veja endereço na relação)
PNEUSOs pneus de carro – no máximo 05 unidades – podem ser descartados na calçada do munícipe na coleta do CATA TRECO. Pneus maiores, como os de caminhão deverão ser entregues diretamente no GERESOLPneus de carro – até 05 – para CATA TRECO
Pneus de caminhão – levar diretamente ao GERESOL
ISOPORAté 1m³ descarte em ecoponto ou levar diretamente ao GERESOL
O isopor é material que possui logística reversa, mas deve estar limpo e sem contaminação com orgânico. O isopor amarelo que é utilizado para acondicionamento de carnes em geral, não pode ser reciclado, uma vez que TODO MATERIAL RECICLÁVEL, ao receber contato com material orgânico, é automaticamente contaminado e torna-se inutilizável. Infelizmente deverá ser descartado na coleta orgânica.
Entrega em ecopontos ou diretamente no GERESOL, gratuitamente se a quantidade não ultrapassar 1m³.
MadeiraAté 1m³ e descarte uma vez na semana – Amarrados de preferência em pequenos lotesPara entregar esses materiais, o munícipe pode dirigir-se ao ecoponto mais próximo de sua residência (ver na relação, os endereços dos ecopontos que atendem as 5 regiões da cidade). Ou entregar diretamente no GERESOL (veja endereço na relação)
Resíduos Verdes (restos de corte de mato ou poda de árvoresAté 1m³ e descarte uma vez na semana – (um metro cúbico equivale a quantidade de uma caixa d’água de 1 mil litros) Destacamos que o munícipe que atear fogo a esse tipo de resíduo também comete infração, com sanção prevista por LeiPara entregar esses materiais, o munícipe pode dirigir-se ao ecoponto mais próximo de sua residência (ver na relação, os endereços dos ecopontos que atendem as 5 regiões da cidade). Ou entregar diretamente no GERESOL (veja endereço na relação)
Móveis e eletrodomésticosNeste caso, os móveis podem ser separados na calçada da moradia do munícipe no dia em que passar o CATA-TRECOPara entregar esses materiais, o munícipe pode dirigir-se ao ecoponto mais próximo de sua residência (ver na relação, os endereços dos ecopontos que atendem as 5 regiões da cidade). Ou entregar diretamente no GERESOL (veja endereço na relação) Ou aguardar o dia da coleta do CATA-TRECO que passa em seu bairro, pesquisando através do CEP de seu endereço, no link:
https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/coleta-organica-seletiva-e-cata-treco/

  • O que eu NÃO DEVO DESCARTAR em ecopontos e na coleta em geral?
  1. Materiais NÃO PERMITIDOS NOS Ecopontos:
MATERIAIS NÃO CAPTADOSCOMO ACONDICIONARENTREGAR ONDE
LATAS DE TINTA
EMBALAGENS DE VENENO AGRÍCOLA
EMBALAGENS DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA PISCINA
EMBALAGENS DE PRODUTOS QUÍMICOS EM GERAL (SOLVENTES, COLA, ARGAMASSA, NEUTROL, MACTRA ETC)
Solicitamos que TODOS esses materiais sejam acondicionados em caixas, com as tampas bem vedadas e destinadas às lojas de venda dos mesmos (o comércio em que você comprou, deverá acionar o fabricante). Os fabricantes dos produtos realizam a logística reversa dos produtos químicos. NÃO DESCARTE RESTOS DE PRODUTOS QUÍMICOS OU EMBALAGENS DE QUÍMICOS EM ÁREAS PÚBLICAS – o risco de contaminação de lençóis freáticos e mananciais é alto e é um CRIME AMBIENTAL, sujeito a punição
Entrega nos comércios onde foram comprados, que realizam o contato com o fabricante / vendedor para que sejam tomadas as providências
LÂMPADAS FLUORESCENTES, de mercúrioEMBALADAS e bem acondicionadas em caixas ou sacos resistentes. Não devem ser quebradas, pois existe mercúrio em seu interior, material altamente contaminante. NÃO DESCARTE RESTOS DE PRODUTOS QUÍMICOS OU EMBALAGENS DE QUÍMICOS EM ÁREAS PÚBLICAS – o risco de contaminação de lençóis freáticos e mananciais é alto e é um CRIME AMBIENTAL, sujeito a punição
Entrega nos pontos de logística reversa – para saber quais os pontos de coleta e seus endereços, acesse o link:

https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/residuos-industriais/lampadas/

TELHAS DE AMIANTO/ caixas d’água de amiantoNão devem ser quebradas. Devem ser reunidas e colocadas em ambiente aberto, sem contato com a terra ou água. Contatar a equipe do GERESOL para as orientações através do telefone 11.4581-3383 ou 11.4581-6707Contatar a equipe GERESOL para as orientações 11.4815-3383 ou 4581-6707

Confira os endereços e horários dos Ecopontos da cidade:

Ecoponto GERESOL
Av. Yamashita Yukio, 1268 – Distrito Industrial, CEP 13213-010.
Segunda a sexta-feira: 7h00 às 16h40.
Sábado: 07h30 às 11h30

Ecoponto Cidade Nova
R. Doraci Camargo Alegre, s/n° – Cidade Nova, CEP 13219-410.
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h.
Sábado: 8h às 12h
(Único Ecoponto que aceita descarte de pneus)

Ecoponto Jardim do Lago
R. Geraldo Santos, 195 – Jardim do Lago, CEP 13203-650.
Segunda a sexta-feira: 7h30 às 12h – 13h às 16h.
Sábado: 7h às 12h – 13h às 15h

Ecoponto Jardim Tarumã
Rua Rio de Janeiro, s/n – Jardim Tarumã, CEP 13216-570.
Segunda a sexta-feira das 8h às 12h30 – 13h30 às 16h30.
Sábado: 8h às 12h

Ecoponto Morada das Vinhas

(Parque Ecológico Morada das Vinhas – “José Roberto Mota Barroca”)

R. Uva Niágara, 376 – Parque Cecap, CEP 13214-719
Segunda a sexta-feira das 8h às 12h – 13h00 às 16h30.
Sábado: 8h às 12h

Ecoponto Residencial Jundiaí
Av. Eunice Cavalcante de Souza Queiroz, s/nº – Parque Residencial Jundiaí, CEP 13212-463.
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h.
Sábado: 8h às 12h

Ecoponto Vila Nambi
R. Marquês de Maricá, s/nº – Vila Nambi, CEP 13219-020.
Segunda a sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h.
Sábado: 8h às 12h


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/ecopontos/