Delícia de Reciclagem

A proposta do programa é educar e conscientizar os moradores sobre a importância da reciclagem. Para estimular essa prática, todo material entregue é “trocado” por gêneros alimentícios frescos, produzidos no município.

A horta, instalada no Unidam – Unidade de Desenvolvimento Ambiental, tem uma área de 2.300 m², com capacidade de até 4 mil m². A cada semana, são colhidos de 2.000 a 2.100 pés de alface, que podem ser distribuídos à população mais carente.

Operacionalização do Programa:

Semanalmente, no mesmo dia e horário, um veículo conduz a verdura recém recolhida e embalada até os locais de coleta dos recicláveis, onde a população, principalmente as crianças, aguardam com os materiais separados, ocorrendo a troca.

Avaliação dos Resultados:

A melhoria ambiental desde a implantação desse programa é inegável. Constatou-se a diminuição de animais e insetos nisantrópicos, uma vez que suas fontes de abrigo e alimentação são eliminados de forma periódica e permanente.

O programa apresenta boa aceitação pela comunidade.

Locais já atendidos são: Jardim Sorocabana, Santa Gertrudes, Vila Nambi, Vila Ana, Jardim Fepasa, Parque Centenário e Jardim São Camilo.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/residuos-solidos/reciclagem/delicia-de-reciclagem/