Visite o GERESOL

Educação Ambiental

No âmbito legislativo, a Educação Ambiental é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) e Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.300/06), que articulam-se com as instituições da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99), Política Estadual de Educação Ambiental (Lei n°12.780/07) e a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) . Além disso, o município de Jundiaí conta com a Política Municipal de Educação Ambiental (Lei Nº 9.467/20) e o currículo jundiaiense.

A Educação Ambiental é um processo transversal de educação cujo objetivo é construir formas de aprendizagem que possam levar ao ensino de valores sociais, valores ecológicos e conceitos de conservação do meio ambiente. Portanto, de forma individual ou coletiva, propõe-se conciliar a reflexão desses ensinamentos com qualidade de vida e a relação sustentável do ser humano com o ambiente.

No ano de 2018 a Prefeitura de Jundiaí criou seu programa de educação ambiental voltado para o gerenciamento de resíduos, desde a separação até a destinação correta. Desde então o programa tem atendido diversos públicos com o objetivo de desenvolver na população um olhar mais sustentável para as questões de limpeza pública. Desta forma, o programa acontece nas dependências do Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), que é uma unidade do departamento de Limpeza Pública, que está inserido na Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) da Prefeitura Municipal de Jundiaí.

O objetivo do programa “Geresol de Portas Abertas” é receber o público interessado de diversos segmentos e abrir as portas para que todos tenham a oportunidade de conhecer nosso dia a dia, além de entender a importância do trabalho realizado e da responsabilidade que cada um tem no âmbito da Educação Ambiental. Com isso, desde 2018, quando deu-se início ao programa, recebemos entidades escolares de ensino técnico, superior, de rede pública e privada, bem como gestores de outras cidades e estados do país.

Dentro desse programa, temos o: Guardiões da Natureza, voltado para as crianças do ensino fundamental I e II. Como preparatório, disponibilizamos a Formação dos docentes que farão a visita com os alunos, para que eles entendam o processo e subsidiamos com informações que serão necessárias na aplicação das atividades a serem trabalhadas com as crianças, entendendo que o estudo deve ser contextualizado na rotina de todos e levado para a vida dos envolvidos. Temos também o “Geresol vai até você”, onde levamos nossa experiência e gestão, em formato de apresentação com vídeos e imagens até o local solicitado e apresentamos a gestão dos resíduos em nosso município.

Programa “Geresol de Portas Abertas”

O Programa “GERESOL de Portas Abertas” já recebeu mais de 6 mil visitantes, dentre alunos da rede municipal, estadual e privada de educação, munícipes, educadores, profissionais da área, servidores públicos e acadêmicos.

As vivências são didaticamente adequadas ao público que será recebido. Nosso objetivo é despertar o pensamento crítico, através de reflexões, desenvolvendo a sensibilização e promovendo a conscientização através de práticas sustentáveis com foco no consumo consciente.

Durante todas as vivências, os visitantes têm a oportunidade de conhecer todas as células que temos no GERESOL, começando pela Estação do Conhecimento, passando pela balança que registra o peso de todos os materiais que gerenciamos, Estação de Transbordo de Orgânicos, Armazém da Natureza, Tratamento de Podas e Resíduos Verdes, e Usina de Beneficiamento de Resíduos de Construção Civil.

Acompanhe abaixo a descrição das vivências:

Geresol de Portas Abertas: O objetivo principal é promover uma interação entre o visitante e o ambiente, dentre seus processos e serviços, propiciando uma integração entre estudo e prática e englobando as esferas econômica e social do mercado de trabalho. Assim, a apresentação é feita com abordagem de diversos assuntos dentro da temática ambiental, com foco no gerenciamento de resíduos sólidos.

Guardiões da Natureza: Desenvolvida para alunos a partir do Fundamental I e II, a apresentação foca no tema dos resíduos gerados nas residências e dentro do Município, oferecendo atividades lúdicas com enfoque em lixo no mar, reciclagem, coleta seletiva, perfurocortantes, distinção de resíduos depositados na caçamba de entulho, lixão, aterro sanitário. Assim, é destinada para alunos das redes de ensino municipais, estaduais e particulares.

Formação de Educadores: Planejada para abordar temas de acordo com a atualidade ambiental, como consumo consciente, minimalismo, sustentabilidade, entre outros. Os educadores são conscientizados sobre o processo de limpeza pública do município e do funcionamento quanto ao recebimento dos resíduos no GERESOL. Desta forma, essa vivência tem o intuito maior de que o conhecimento da visita seja repassado para os alunos através da sala de aula, projetos ou até a visita ao GERESOL, assim, é destinada como formação para profissionais da educação das redes de ensino públicas e particulares.

Geresol vai até você: Essa modalidade acontece fora do GERESOL, onde, através de solicitação, a equipe de educação ambiental se dispõe para estar em outro ambiente, como o escolar e corporativo. Assim, é apresentado um tema dentro da temática ambiental juntamente com todas as informações sobre o gerenciamento de resíduos sólidos da cidade de Jundiaí, compreendendo desde a geração pela população até o beneficiamento e descarte correto.

Todavia, as visitas são experiências de troca de conhecimentos que buscam aprimorar a formação profissional e pessoal, destinando-se para discentes, docentes, acadêmicos, profissionais da área e servidores de prefeituras.

Agendamentos GERESOL de Portas Abertas

Para outras informações entre em contato pelo e-mail: geresol@jundiai.sp.gov.br


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/infraestrutura-e-servicos-publicos/visite-o-geresol/