Lajes Protendidas

O que são lajes protendidas?

Lajes protendidas, também conhecidas como lajes com armaduras ativas,são aquelas cujo aço passa pelo processo de protensão. Comparadas às lajes convencionais, são mais esbeltas e suportam vãos maiores entre os apoios.

Isso porque a técnica de protensão, que alonga os cabos e cordoalhas da armadura por meio de uma ação externa com macacos hidráulicos, garante esforços de tração permanentes ao aço e maior compressão do concreto.

“As lajes protendidas são amplamente utilizadas em obras com grandes vãos livres entre apoios, como centros de distribuição, shopping centers etc. Todavia, nada impede seu emprego em qualquer tipo de obra”, indica Ercio Thomaz, pesquisador do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/lajes-protendidas-vencem-grandes-vaos-e-reduzem-o-peso-da-estrutura/16200

As lajes protendidas são recebidas pelo GERESOL, e a empresa/construtora é responsável pelo transporte e descarte das mesmas. Sob pena de multa para o DESCARTE IRREGULAR DE RCC, em atendimento às Leis 2140/1975 e 7186/2015.

 

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/infraestrutura-e-servicos-publicos/limpeza-publica/residuos-industriais/lajes-protendidas/