Vale Verde recebe alunos e reforça proposta de alimentação saudável
Publicada em 07/08/2017 às 17:32 Um grupo de alunos da escola municipal Professora Beatriz Blattner Pupo, no bairro Novo Horizonte, visitou nesta segunda-feira (7) o Vale Verde. A atividade vem ao encontro da proposta da Unidade de Gestão de Educação, que visa a melhoria de hábitos alimentares.As crianças percorreram a horta de 15 mil metros quadrados, conferindo as plantações e esclarecendo dúvidas com o engenheiro agrônomo Hamilton José Bernussi, responsável pelo espaço. É do local que saem, para os pratos dos alunos das creches e das escolas municipais de período integral, produtos isentos de agrotóxicos, como alface, cenoura, cheiro verde, repolho, beterraba, cenoura e couve.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí sedia encontro para debate de políticas públicas para bibliotecas
Empolgada, Ana Flávia Munis Santos, de 7 anos, resumiu o que os alunos estavam sentindo. “Nossa, estou muito feliz em estar aqui. Nunca tinha visto uma plantação tão grande. Adorei ver o alface e a cenoura. É bem diferente do mercado e dá vontade de comer.”
De acordo com a professora Neuma Batista, a partir da visita, os alunos também estão vivenciando o que aprenderam na unidade escolar. “Temos um projeto, onde trabalhamos questões ligadas ao meio ambiente e à alimentação. Inclusive, montamos uma horta suspensa com garrafa pet para que plantem um alimento e, posteriormente, façam a degustação e levem o conhecimento para as famílias.”
InvestimentoPara a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação, Maria Ângela Delgado, é interessante que as crianças trabalhem o assunto e conheçam uma horta de grande porte. Ao ter contato com o alimento, elas são estimuladas a experimentar. No decorrer do ano, várias escolas terão a oportunidade de levar os alunos ao local.
“A Educação está investindo na retomada de bons hábitos alimentares. O Vale Verde existe desde 1997, e é reconhecido nacionalmente porque toda a produção é isenta da utilização de agrotóxicos. Neste ano, com a atual gestão, o espaço está recebendo investimentos, tanto que a área plantada passou de 10 mil para 15 mil quilômetros quadrados.”
Recentemente, a UGE também anunciou a retomada do projeto horta escolar em seis escolas, com a perspectiva de expansão para todo o Sistema Municipal de Ensino e o envolvimento dos pais e da comunidade, incentivando a mudança de hábitos alimentares e efetivando a educação nutricional.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original