Estudantes conhecem instalação modelo do Paço Municipal

Publicada em 15/03/2018 às 18:50

Iluminação natural e outros itens sustentáveis são apresentados para crianças

Economizar água, energia e ter o ambiente com conforto térmico. Esses são alguns dos 10 itens de sustentabilidade existentes no Paço Municipal de Jundiaí que são apresentados para os estudantes do ensino fundamental que visitam o ambiente. Com o fortalecimento da consciência ecológica na infância, a preservação ambiental é incorporada ao dia a dia. Somente no ano passado, 973 crianças fizeram o passeio pelo prédio para conhecer as dependências e itens sustentáveis instalados.

“Construído há 30 anos, o Paço Municipal de Jundiaí, foi projetado de forma a usar o meio ambiente a seu favor. Com o uso de lâmpadas com refletor de alumínio, que aumentam a eficiência da iluminação e permite a redução de até 45% de energia elétrica; sensores de presença e circuito de iluminação individualizados, o prédio também faz uso da luminosidade natural conseguida por meio da instalação da clarabóia. A partir das crianças, se projeta um mundo melhor e com qualidade de vida”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura apresenta programas de desenvolvimento infantil à rede

No quesito abastecimento e consumo de água, as torneiras instaladas contam com temporizadores para evitar o desperdício de água, com o acionamento manual e o fechamento automático. Outra medida relacionada com a água foi a instalação de bebedouros públicos para reduzir o consumo dos garrafões de plástico. Para permitir a infiltração da água no solo, o uso de jardins internos e a instalação de piso em mosaico na área externa, permite a infiltração de água das chuvas e da umidade natural para o solo, proporcionando maior conforto térmico.

“A construção do prédio foi inovadora para o seu tempo. As crianças se encantam com a estrutura e com as medidas simples de se fazer economia de energia, água e ambiência. Preservar o meio ambiente é tarefa de todos e, a partir das crianças, é possível criar gerações mais conscientes e até mudar o perfil de consumo das famílias”, argumenta o responsável pelas visitas dos estudantes, Tadeu Mantovani.

Ainda entre os itens sustentáveis, são citados durante as visitas, os elevadores com painéis de controle que permitem o gerenciamento de tráfego, refletindo em uma redução de energia; o bicicletário e o calçamento ecológico no entorno do prédio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/15/estudantes-conhecem-instalacao-modelo-do-paco-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original