“Quinzena do Consumidor”: atividades chegam às escolas municipais

Publicada em 20/03/2018 às 17:02

Alunos jogaram a Trilha do Consumidor, cujo objetivo é conhecer direitos e deveres

Como parte da programação da “Quinzena do Consumidor”, o Procon Jundiaí realizou na manhã desta terça-feira (20) uma série de atividades educativas sobre consumo responsável e direitos e deveres do consumidor a cerca de 200 alunos da EMEB Rotary Club, no Anhangabaú. Conceitos como datas de fabricação e validade, alimentação saudável e pirâmide alimentar, direitos e deveres do consumidor e conservação de embalagens foram abordados em duas atividades lúdicas: a trilha do consumidor e a simulação das compras em um minimercado.

Nicoly Vasconcelos, de 8 anos, já acompanha os pais ao supermercado, mas terá um novo olhar na próxima compra. “Vou procurar produtos dentro da validade, analisar o preço e as condições da embalagem. Em todo caso, pedirei para minha mãe guardar a nota fiscal, para reclamar de algo, se necessário”.

Para a coordenadora do Procon, Gabriela Glinternik, atividade trouxe constatações de relevo. “As datas de validade dos produtos estão em locais nas embalagens que as crianças têm dificuldade para encontrar. Até mesmo quem era familiarizado com essa informação não a encontrava fácil”. Mas comemorou: “A maior parte do grupo demonstrou ter noção de alimentação saudável”.

Outras cinco escolas devem receber as atividades nesta semana.

Nicoly Vasconcelos levará para casa conhecimentos importantes na hora de fazer compras

Quinzena do Consumidor
Como parte da programação de eventos, o Procon Jundiaí lançou também um site próprio, com conteúdo e serviços voltados à defesa dos direitos do consumidor. Além disso, na semana passada, o Procon levou seus serviços de orientação e registro de reclamações ao Poupatempo, bem como van do Procon Móvel, também ao Poupatempo, para orientar o público sobre financiamentos pelo Banco do Povo Paulista e sobre mudanças nas regras dos planos de saúde.

LEIA TAMBÉM
Procon Jundiaí adere à campanha pela saúde na “Quinzena do Consumidor”

O Procon Jundiaí é um órgão municipal vinculado à Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC) e fica na rua Barão de Jundiaí, nº 153, Centro, anexo à Câmara Municipal, onde funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/20/quinzena-do-consumidor-atividades-chegam-as-escolas-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original