Visitadores do Criança Feliz recebem formação sobre autismo

Publicada em 20/06/2018 às 18:41

Joyci foi uma das vistadoras que identificaram casos de autismo em seus atendimentos domiciliares

Os quinze visitadores do programa federal Criança Feliz do Município participaram na tarde desta quarta-feira (20) de uma capacitação sobre o autismo e transtornos de desenvolvimento humanos.

O encontro realizado no Centro de Capacitação do Complexo Argos teve como mediadora a educadora Rita de Cássia Malevich, que integra o Atendimento de Educação Especializada (AEE) da Unidade de Gestão de Educação (UGE), e tratou do histórico da doença, das abordagens técnica e pedagógica, de métodos e práticas de atendimento, além de contar com uma troca de experiências e relatos.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura promove capacitação sobre serviço de convivência

A diretora de Proteção Social Básica da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Cássia do Prado, explica que a iniciativa surgiu da necessidade encontrada pelos visitadores nos territórios. “O Criança Feliz tem uma preocupação com o desenvolvimento global, cognitivo e motor das crianças. Como o programa está embasado nas visitas domiciliares, muitos dos visitadores têm encontrado casos nos territórios de atuação, situações em que o transtorno da criança atrapalha o seu desenvolvimento e formação de vínculos. Por isso, viabilizamos este encontro junto com a UGE, visando à atuação e encaminhamentos corretos.”

A estudante de Psicologia Joyci Benedicto, que é visitadora pelo programa no território ligado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vista Alegre, diz que acompanha em uma de suas visitas um caso de autismo. “Um dos meus atendimentos é uma criança com diagnóstico. Nossos encontros já promoveram uma melhoria em sua interação e na sua criação de vínculos. Da atividade de hoje, espero aprender e identificar como minha atuação pode melhorar a vida e o desenvolvimento dessa e de outras crianças”.

O Programa 
O Criança Feliz é um programa do Ministério do Desenvolvimento Social que acompanha, através de visitas domiciliares, o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade, desde a gestação até três anos para famílias que recebam o Bolsa Família, ou até os seis anos para crianças com deficiência recebedoras do Benefício da Prestação Continuada ou crianças afastadas do convívio familiar por medida de proteção. Entre os visitadores do Município há estudantes de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/20/visitadores-do-crianca-feliz-recebem-formacao-sobre-autismo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original