Saúde é detalhada em reunião com a Rede do Novo Horizonte

Publicada em 20/09/2018 às 17:46

Luiz Fernando conversou com representantes da Rede do Novo Horizonte

O Prefeito Luiz Fernando Machado participou de reunião organizada pela Rede Socioassistencial Jardim Novo Horizonte, na manhã de quinta-feira (20), no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Parque Almerinda Chaves, para detalhar o novo modelo de atendimento em Saúde que será prestado naquela região, a partir da inauguração dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Clínica da Família. Além do chefe do Executivo, os gestores das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, e de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi. Na oportunidade, os representantes das instituições que compõem a Rede tiraram as dúvidas relativas ao fluxo de atendimento que será realizado, com a duplicação do serviço de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

LEIA TAMBÉM
Em reunião com parceiros, moradores do Jardim Fepasa elogiam capacitações
Jundiaí tem sobra mensal de 800 mamografias

“Estamos investindo o dobro para o funcionamento da Clínica da Família. Não estamos fechando uma UBS. Vamos dobrar o serviço que é oferecido hoje, passando de quatro equipes para oito, com resolutividade por contar com exames no próprio local. São dois equipamentos de saúde num mesmo espaço: a UPA – para o atendimento de urgência e emergência – e a Clínica da Família. O prédio onde hoje é a UBS poderá, em 2019, ser uma creche, para atender a demanda da região”, explica o prefeito. O encontro contou com a participação dos vereadores Romildo Antonio da Silva e Edicarlos Vieira.

Tiago Texera esclareceu as dúvidas dos representantes do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Jardim Novo Horizonte; de agentes de saúde; de representante das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Cléo Nogueira, Ivo de Bona, Fátima dos Santos Pandolpho e Beatriz Pupo e das Escolas Estaduais Dom Joaquim Justino Carreira e Professora Alessandra Pezatto; das organizações da sociedade civil Associação Bom Pastor, Cáritas Diocesana de Jundiaí, Centro de Recuperação e Nutrição (Cren), Núcleo Educacional Antonieta Cintra Gordinho e Associação Casa da Fonte (CSJ). “Passaremos de 2,1 mil consultas por mês para 5.120 consultas somente na Clínica da Família. É um modelo assistencial que, depois de implantado, o restante da cidade irá querer ter. Serão 200 horas médicas por semana com médico da família, dentista, técnico de enfermagem, enfermeira e agentes, que cuidarão da população referenciada, totalizando 40 mil vidas. Esse é o cuidado longitudinal, para a promoção da saúde”, argumenta.

Para a diretora e primeira secretária da Cáritas Diocesana, Maria Rosangela Moretti, os encontros com os gestores auxiliam nas discussões geradas pela rede. “A temática Saúde surgiu no encontro passado, exatamente para pontuar como será o funcionamento do serviço com base nas características da comunidade. Esse contato é importante, assim como a participação permanente de representantes de serviços e órgãos municipais para as nossas discussões”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/20/saude-e-detalhada-em-reuniao-com-a-rede-do-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original