Vigilância realiza capacitação para comércio de alimentos ambulantes
Publicada em 24/09/2018 às 16:50Orientar sobre as boas práticas para quem vai começar a trabalhar no ramo ambulante de comércio de alimentos é uma das atividades desempenhadas pela equipe da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Semanalmente, às segundas-feiras, interessados em abrir um negócio próprio buscam capacitação para se habilitar ao trabalho e garantir bons frutos como resultados do empreendimento.
De acordo com a gerente Adriana Swain Muller, por mês, são cerca de 20 pessoas que passam pela capacitação. “O processo faz parte das ações necessárias para se regularizar como ambulante no segmento alimentício. A Vigilância Sanitária conta com cerca de 500 ambulantes cadastrados. Esse cadastro deve ser renovado anualmente, para que o comerciante esteja legalizado”, explica.
LEIA TAMBÉM
Saúde é detalhada em reunião com a Rede do Novo Horizonte´
Jundiaí tem sobra mensal de 800 mamografias
Sandra Chrispim está em processo para abertura de um trailler para preparo de açaí e milk shake. Antes mesmo de adquirir o automóvel, passa pelo curso para garantir o melhor resultado na empreitada. “É muito importante saber todos os detalhes do negócio, inclusive no processo de preparo. O investimento precisa ser seguro e começar, sempre, de maneira correta”, comenta.
Informações
De acordo com a nutricionista responsável pela capacitação, Jeanine Salve, o encontro de capacitação apresenta boas práticas específicas para o mercado ambulante de gêneros alimentícios. “Explicamos os motivos para a exigência de um espaço exclusivo para a higiene das mãos, os cuidados para evitar a contaminação entre os alimentos, como deve ser feito o transporte dos produtos de forma correta desde a aquisição no fornecedor até a disposição para a venda e outros aspectos”, explica.
O processo de capacitação faz parte das exigências para a autorização do funcionamento desses estabelecimentos itinerantes. Para que a população confira se o vendedor está ou não cumprindo as exigências legais, basta buscar a Licença de Funcionamento, emitida pela Vigilância Sanitária, que deve estar disposta em local visível.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original