Vigilância realiza capacitação para comércio de alimentos ambulantes

Publicada em 24/09/2018 às 16:50

Orientar sobre as boas práticas para quem vai começar a trabalhar no ramo ambulante de comércio de alimentos é uma das atividades desempenhadas pela equipe da Vigilância Sanitária, órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Semanalmente, às segundas-feiras, interessados em abrir um negócio próprio buscam capacitação para se habilitar ao trabalho e garantir bons frutos como resultados do empreendimento.

De acordo com a gerente Adriana Swain Muller, por mês, são cerca de 20 pessoas que passam pela capacitação. “O processo faz parte das ações necessárias para se regularizar como ambulante no segmento alimentício. A Vigilância Sanitária conta com cerca de 500 ambulantes cadastrados. Esse cadastro deve ser renovado anualmente, para que o comerciante esteja legalizado”, explica.

LEIA TAMBÉM
Saúde é detalhada em reunião com a Rede do Novo Horizonte´
Jundiaí tem sobra mensal de 800 mamografias

Cerca de 5 empresários do ramo ambulante de comércio alimentício participam por encontro

Sandra Chrispim está em processo para abertura de um trailler para preparo de açaí e milk shake. Antes mesmo de adquirir o automóvel, passa pelo curso para garantir o melhor resultado na empreitada. “É muito importante saber todos os detalhes do negócio, inclusive no processo de preparo. O investimento precisa ser seguro e começar, sempre, de maneira correta”, comenta.

Informações
De acordo com a nutricionista responsável pela capacitação, Jeanine Salve, o encontro de capacitação apresenta boas práticas específicas para o mercado ambulante de gêneros alimentícios. “Explicamos os motivos para a exigência de um espaço exclusivo para a higiene das mãos, os cuidados para evitar a contaminação entre os alimentos, como deve ser feito o transporte dos produtos de forma correta desde a aquisição no fornecedor até a disposição para a venda e outros aspectos”, explica.

O processo de capacitação faz parte das exigências para a autorização do funcionamento desses estabelecimentos itinerantes. Para que a população confira se o vendedor está ou não cumprindo as exigências legais, basta buscar a Licença de Funcionamento, emitida pela Vigilância Sanitária, que deve estar disposta em local visível.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/24/vigilancia-realiza-capacitacao-para-comercio-de-alimentos-ambulantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original