Cuidados com a memória é tema de palestra na UBS Agapeama

Publicada em 26/09/2018 às 12:16

UBS Agapeama realiza atividade sobre doenças degenerativas da memória e iniciativas para prevenção

Com 22 mil usuários cadastrados e com maioria formada por adultos e idosos, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Agapeama realizou, na manhã desta quarta-feira (26), uma oficina dedicada ao cuidado com a memória, como atividade pela Semana do Idoso. Além das explicações sobre as doenças que acometem a memória, os usuários aprenderam exercícios para auxiliar no funcionamento cognitivo além de alimentos que fazem bem para o cérebro.

Dona Mercedes Baldan Antonio, 70 anos, foi com o marido Sonivaldo Antonio, 75 anos, participar da Oficina da Memória. “Chega a uma certa idade em que percebemos algumas falhas na memória. Por isso é importante saber mais sobre as doenças e como tratá-las. Temos parentes que estão com Mal de Alzheimer e é a família, que está próxima diariamente, que percebe os sinais”, comenta.

LEIA TAMBÉM
Vigilância realiza capacitação para comércio de alimentos ambulantes
Agita Jundiaí celebra a Melhor Idade com muita animação e energia

A médica Clínica Geral da UBS, Carolina Belardo Vilhena, lembra que existem vários tipos de demência. “Não é todo esquecimento que é Alzheimer. É preciso identificar, a partir de testes e exames, qual o quadro, para o tratamento. A demência não tem cura e é o resultado de como se trata o corpo ao longo dos anos. Por isso, hábitos de vida saudáveis, alimentação regrada, exercícios físicos, vida ativa e socialização são atividades que devem ser mantidas durante toda a vida”, argumenta.

Entre as técnicas que auxiliam a exercitar a memória está falar em voz alta, não usar lista de compras para ir ao supermercado ou feira além de consumir alimentos ricos em zinco, selênio e outros minerais, que são encontrados em ovos, carnes, grãos, laticínios e nozes.

A enfermeira gerente da UBS, Cássia Brito, explica que a rede de saúde de Jundiaí oferece várias atividades que auxiliam os idosos para o cuidado. “Nesta unidade temos grupos de convivência, de Lian Gong e essas oficinas pontuais, todas com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e promover a saúde da população”, salienta.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/26/cuidados-com-a-memoria-e-tema-de-palestra-na-ubs-agapeama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original