Terceiro Setor: capacitação e gestão são primordiais, dizem especialistas

Publicada em 27/09/2018 às 17:28

No 1º Seminário do Terceiro Setor, articulado pela Rede Cooperação de Jundiaí com a participação de várias entidades da sociedade civil e empresários, especialistas e representantes de empresas concordaram com a necessidade de mais capacitação nas organizações sociais a fim de fomentar a captação de recursos para os seus projetos. Os painéis e oficinas aconteceram no Ciesp Jundiaí durante toda esta quinta-feira (27).

Prefeito destacou a importância da participação das pessoas na transformação da cidade

Na abertura do evento, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do seminário na busca pela transformação positiva de Jundiaí, que passa, obrigatoriamente, pelas pessoas. “Temos aqui reunidos muitos profissionais que lutam pelo mesmo objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do Município, sem deixar ninguém para trás. Trata-se de uma ação de caráter técnico que visa ao bem comum e que com certeza vai gerar frutos”, comentou.

LEIA TAMBÉM
Finanças presta contas do 2º quadrimestre de 2018

Participante do primeiro painel do dia, a coordenadora de projeto no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), Nazira Arbache, destacou a importância da qualificação das Organizações da Sociedade Civil (OSC). “O profissional que trabalha com captação de recursos precisa ser qualificado para aumentar a chance de sucesso na busca por parcerias. Ele precisa conhecer não só a empresa, mas também as pessoas que trabalham nelas para estreitar o relacionamento. É fundamental também detalhar bem o projeto e qual o impacto social previsto”, afirmou.

Para Leonardo Dufloth, coordenador de Mobilização de Empresas no Instituto Ethos, outro ponto muito relevante é a gestão profissional da OSC. “É preciso apresentar resultados que comprovem que o investimento das empresas causou um impacto social positivo, trabalhar de forma transparente e bem alinhada com as políticas públicas e, ainda, entender quem está do outro lado e de que forma a Organização Social pode contribuir para construção de soluções conjuntas”, pontuou. O debate foi mediado pela gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Femsa Coca-Cola Brasil, Wanessa Scabora.

O segundo painel do dia teve como tema “Governo e Sociedade: Juntos pela Transformação Social”. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, afirmou que a Prefeitura tem bastante claro qual é o seu papel na transformação da cidade e sabe que não tem capacidade de atender a 100% das demandas, especialmente em um momento de crise nacional que amplia o número de pessoas que precisam de apoio do poder público. “Exatamente por isso a nossa gestão tem focado na qualificação dos serviços públicos para atender os cidadãos na ponta. Temos buscado resultados efetivos e pragmáticos e as organizações sociais podem contribuir muito com esse objetivo”, destacou.

Representando o Instituto Votorantim, o coordenador de Melhoria Contínua, André Lara, apresentou o trabalho realizado pela entidade e falou sobre como as OSC podem aumentar as chances de obtenção de apoio financeiro de grandes parceiros do instituto, como, por exemplo, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O segundo painel do dia foi mediado pelo coordenador de Recursos Humanos do Grupo Astra, João Storarri.

Também como parte da programação do Seminário, quatro oficinas simultâneas foram realizadas: Marketing social, Elaboração de projetos de impacto social, Estratégias para captação de recursos e Gestão de programa de voluntariado. Participaram representantes da Associação Viva e Deixe Viver, Pé de Feijão, Phomenta e AACD. O encerramento ficou a cargo de Luciano Prates Junqueira, coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Terceiro Setor.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/27/terceiro-setor-capacitacao-e-gestao-sao-primordiais-dizem-especialistas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original