Guarda Municipal intensifica atuação junto aos Conselhos de Segurança
Publicada em 28/09/2018 às 18:25A edição de setembro dos encontros mensais promovidos pelos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) foi realizado nessa quarta-feira (26) e, como de costume, contou com a participação de representantes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). A proposta de aproximação entre as entidades visa ao alinhamento de atuação, bem como ao reforço à conscientização junto à população sobre a importância de sua participação e de sua contribuição para que aconteçam as mudanças necessárias para o combate à violência e à criminalidade no Município. O encontro foi promovido pelo presidente do Conseg Japi, Dirceu Cardoso, na Associação dos Moradores do Eloy Chaves.
Neste sentido, o comandante da GMJ, o Inspetor Benedito Marcos Moreno, apresentou a operacionalidade da corporação, que diz respeito ao policiamento preventivo e ostensivo com efetiva contribuição para a proteção do cidadão e redução da violência e controle da criminalidade. Além disso, foram apresentadas também a atuação diária das equipes da Ronda Escolar – Anjos da Guarda no patrulhamento comunitário e o reforço do Apoio Tático e Canil, quando necessário, sob a coordenação do titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).
LEIA TAMBÉM
Ação conjunta coíbe evasão de passageiros de ônibus
Canil da GMJ conquista mais um pódio e torna-se o primeiro do Brasil
Moreno informou também sobre projetos de ampliação de câmeras no sistema de monitoramento. “Neste sentido, estudos são realizados e visam atender à demanda nos bairros, inclusive no que se refere ao sistema OCR de leitura das placas de veículos que chegam ao Município e possam acusar irregularidades. São sistemas que dialogam, interligando imagens e informações entre o setor de Inteligência, o Centro de Operações Táticas (COT), a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo, e o OCR, muro virtual a ser expandido pra que a informação chegue em tempo real, num trabalho inteligência.”
Dirceu refoça a importância da integração das forças de segurança na região. “Graças a essa interação os avanços registrados são significativos, considerando-se as ações pontuais de fiscalização aos pancadões; o patrulhamento comunitário intensificado pela GMJ, inclusive com a presença do Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Educavi – Gepad), e outras iniciativas que promovem a ordem pública e o bem-estar comum”, destacou o presidente do Conseg Japi Jundiaí.
Atuação no Vetor Oeste
A grande região do Vetor Oeste reúne os bairros Residencial Jundiaí I e II, Novo Horizonte I, II e III, Almerinda Chaves, CDHU, Residencial dos Cravos, bairro do Poste, Bom Jardim, Água Doce, Distrito Industrial, FazGran e Jardim das Tulipas. O atendimento à população é realizado pelo 5º Distrito Policial e o seu titular, o delegado em exercício Marcos Luchesi Farias; pela GMJ; pela 2ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), sob o comando do capitão PM Weverton Tavares.
Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
Segurança Pública Municipal investe em procedimentos operacionais padrão
-
04/12/2024
Gestores alinham últimos detalhes para entrega do CIES
Baixe as fotos desta notícia na resolução original