Dia da Alimentação: palestras reforçam tema para educadores
Publicada em 16/10/2018 às 12:03Durante o período da manhã desta terça-feira (16), os educadores da Unidade de Gestão de Educação (UGE) participaram de palestras sobre temas relativos à alimentação saudável e segurança alimentar em comemoração ao Dia da Alimentação. A organização da oferta alimentícia nas escolas de Jundiaí foi elogiada pelos palestrantes, que apontaram a importância do cultivo em espaço próprio de forma orgânica dos legumes e verduras da merenda infantil como um ponto diferencial para a formação e desenvolvimento educacional das crianças.
O evento, que se estende até o final do dia, com palestras no Auditório Elis Regina, e oficinas no Vale Verde, contou com a participação do Prefeito Luiz Fernando Machado, durante a abertura. “Jundiaí investe mais de 30% do orçamento em educação para garantir qualidade com o projeto Escola Inovadora. A alimentação também é parte integrante da formação dos pequenos, por isso todo o processo é valorizado, desde a produção, o preparo e a forma de servir para as crianças. A experimentação que é realizada a partir das hortas das escolas colaboram para que a alimentação saudável seja multiplicada também em ambiente familiar”, comenta.
LEIA TAMBÉM
Educação realiza atividade no Dia da Alimentação
Emeb da Roseira recebe melhorias para o atendimento aos alunos
“Jundiaí é uma cidade que está anos-luz à frente das demais cidades em relação à condução da educação e o cuidado com a alimentação das crianças. Cultivar de forma orgânica os legumes e verduras é um ponto que já diferencia das demais e a prepara para avançar na inclusão de mais espécies, ricas em valores nutricionais e livres de agrotóximos” detalha o palestrante Guilherme Ranieri Reis, Gestor Ambiental, Mestre e Ciência Ambiental pelo IEE/USP, cozinheiro, educador, blogueiro, cultivador e pesquisador especialista em plantas alimentícias não convencionais (Pancs).
Para a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, a vivência oferecida em ambiente escolar transportam conhecimentos para outros ambientes. “As crianças são sementes, que em terreno fértil, prosperam. Com os programas Vale Verde e Horta Escolar elas aprendem com a vivência do ato de plantar, acompanhar a crescer e a experimentação no prato, a diversificar a alimentação. Esse conhecimento é disseminado na comunidade em que vivem e se multiplicam”, analisa.
Dia da Alimentação
Durante todo o dia serão debatidos temas como “Alimentação Saudável – da concepção à Vida Adulta”, “Inovando na Horta: Aqui tem Panc”, “Aprendendo com as abelhas”, e “Sentido da Vida x Alimentação”. Dia sem Carne, alimentos não convencionais, proteínas vegetais e ervas para chás fazem parte das discussões sobre a melhoria na alimentação da população, com a diversificação no prato de uma forma simples e objetiva.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original