UBS São Camilo abre espaço de leitura para crianças

Publicada em 19/10/2018 às 17:21

A Sala de Leitura ‘Mundo dos Sonhos’ é dedicada ao atendimento de crianças entre 5 e 12 anos, com necessidades específicas de leitura, escrita e fala

A Unidade Básica de Saúde (UBS) São Camilo inaugurou, na manhã de sexta-feira (19), com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado, a Sala de Leitura ‘Mundo dos Sonhos’ dedicada ao atendimento de crianças entre 5 e 12 anos, com necessidades específicas de leitura, escrita e fala. Inicialmente serão atendidas 20 crianças no contraturno escolar com atividades realizadas por profissionais da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e parceiros com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento cognitivo dessa parcela da população, que vive em vulnerabilidade social. A iniciativa é uma parceria multiplataforma entre as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Educação (UGE) e Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

“O trabalho desenvolvido pela equipe da UBS São Camilo é o que diferencia o atendimento para a população, que merece sempre excelência no serviço. A iniciativa em ampliar a parceria com a comunidade para que as nossas crianças tenham mais oportunidades de desenvolvimento, com atividades lúdicas, além da oferta de apenas serviços em saúde, agrega a população, com o que efetivamente é promoção, não somente de saúde, como educação e de oportunidades”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura convoca novos médicos e outros profissionais de saúde
Nova UBS Corrupira: primeira fase na reta final

O gestor da UGPS, Tiago Texera lembrou que a UBS São Camilo tem grande participação da população. “O espaço foi feito com a colaboração da comunidade. Cada um doou uma melhoria, seja em pintura, livros, mesas, cadeiras para que as crianças tenham as atividades de contraturno escolar. São ações de empoderamento, fazendo com que a comunidade se sinta parte do equipamento de saúde, resultando em maior cuidado com o espaço”, comenta. Além do gestor, a diretora de Atenção Básica, Dayane Martins, também participou da inauguração.

Parte das crianças atendidas foi encaminhada para acompanhamento pelo Conselho Tutelar e escolas do bairro. Outras, identificadas a partir de consultas pediátricas de rotina feita pela equipe da unidade. O atendimento será feito, neste primeiro momento, apenas às sextas-feiras, com duas turmas, de forma a estimular a leitura, fala e cognição por meio de ações monitoradas por profissionais multidisciplinares. De acordo com a médica pediatra Regina Trinca, há 33 anos na rede de atenção básica de Jundiaí, o projeto atende a uma demanda do bairro. “As crianças buscam atividades dentro da UBS para ficarem longe da rua. Por isso, demos o nome de Mundo dos Sonhos, para que elas possam viver, sonhar e criar além da realidade difícil do dia a dia”, comentou médica, que aponta caminhos para o desenvolvimento de capacidades das crianças.

De acordo com a agente comunitária de Saúde, Daniela Madalena dos Anjos Camargo, integrante do Comitê Ampliado do Primeiríssima Infância no município, a ação faz parte das iniciativas para o fortalecimento das futuras gerações. “As crianças da comunidade têm livre acesso à UBS. Muitas chegam até aqui pedindo algum desenho para colorir ou alguma outra atividade para entretenimento. A oportunidade de oferta do trabalho surgiu em reunião da equipe, com a disponibilidade de espaço e atuação da comunidade para a pintura e decoração do espaço”, detalhou.

Os irmãos Ayra (8) e Heitor Guimarães (5) ficaram encantados com a sala colorida e cheia de livros. “Quero aprender a ler, a escrever. Vou ter aulas aqui”, contou a menina, que segundo a mãe, Raquel Guimarães, foi identificada pela escola com necessidade de reforço na alfabetização. Já o irmão, se encantou com os lápis coloridos e os livros. “Eu já sei escrever o meu nome. Quero aprender a ler para contar histórias. Aqui está muito bonito”, explicou o menino, enquanto folheava um livro sobre animais marítimos e olhava para as paredes pintadas pelo artista Jensen Silva, integrante do conselho da UBS.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/19/ubs-sao-camilo-abre-espaco-de-leitura-para-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original