Fórum aborda formação profissional para a rede de saúde

Publicada em 09/11/2018 às 16:51

Cerca de 150 profissionais da UGPS, além de docentes e discentes das oito instituições educacionais

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em parceria com as instituições de ensino com as quais tem convênio para oferta de estágio, promoveram nesta sexta-feira (09) o fórum “A formação profissional frente às necessidades de saúde da população”. O encontro, realizado no auditório da Unip, envolveu cerca de 150 profissionais da UGPS, além de docentes e discentes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef), Unip, Unianchieta, Anhaguera, Faccamp, Senac, Tableau.

LEIA TAMBÉM
Saúde capacita comissão de monitoramento da UPA
UBSs preparam ações especiais para o Novembro Azul

Com o objetivo de definir propostas de integração entre o ensino, o serviço prestado, a gestão e a comunidade, no período manhã os participantes acompanharam a palestra sobre formação profissional com a professora doutora da Unicamp Beatriz Jansen e com o relato do médico Vitor Hugo Vachi. No período da tarde, estão previstas rodas de conversas entre os participantes, inclusive para apresentação de melhorias para os próximos anos.

Para o gestor da UGPS, Tiago Texera, a Prefeitura fomenta a estratégia de qualificar profissionais com a lógica da saúde pública. “Cerca de 800 alunos dessas instituições passam anualmente pela rede pública de Jundiaí como campo de estágio. E formar pessoal é um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), que é quem mais emprega profissionais de Saúde no Brasil. Estagiar na rede, além de qualificar o cuidado à saúde, torna o profissional habilitado para trabalhar na saúde pública. Grande exemplo disso é a FMJ, cujos alunos, desde o primeiro ano, já atuam na rede.”

As alunas de Nutrição da Unip Jaqueline Vergara, Patrícia Camargo e Liege Matavelli irão atuar na Unidade Básica (UBS) do Novo Horizonte e elogiaram a iniciativa. “Esta oportunidade de dialogar sobre a saúde pública e sobre a importância da humanização do atendimento já trouxe mudança para o nosso olhar. É necessário que o nosso aprendizado teórico esteja alinhado com as necessidades práticas”, apontam as colegas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/09/forum-aborda-formacao-profissional-para-a-rede-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original