Biblioteca Municipal tem acervo acessível para deficientes visuais

Publicada em 14/11/2018 às 12:06

A Biblioteca Municipal Nelson Foot (BNF) mantém um acervo dedicado especialmente às pessoas que possuem deficiência visual. São cerca de 260 obras literárias adaptadas a linguagem do Braille e outros 258 títulos que ganharam versão por áudio.

LEIA TAMBÉM
Escola Inovadora: quadras cobertas melhoram qualidade das aulas
Alunos da Emeb Brígida Gatto visitam exposição no Sesc

A iniciativa conta com o apoio Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPD), garantido após a participação em um concurso no qual a Biblioteca foi representada pelo projeto Interagir, que tem o intuito de promover diversas atividades para democratizar o espaço. Além do acervo adaptado, a SEDPD instalou como premiação outros equipamentos para auxiliar o deficiente visual na leitura, o kit oferecido contém um computador, ampliador automático para pessoas com baixa visão, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com software leitor de tela, todos em pleno funcionamento. A Nelson Foot oferece a digitalização de livros que posteriormente podem ser adaptados a versão de voz e incluídos no acervo do local.

São cerca de 260 obras literárias adaptadas a linguagem do Braille e outros 258 títulos que ganharam versão por áudio

Como fazer
Para obter os empréstimos é necessário que o interessado compareça a BNF para realizar o cadastro de sócio, os documentos exigidos são RG ou outro documento com foto. Podem ser retirados até dois exemplares em braille e quatro exemplares de títulos em áudio por vez, com validade por um mês e a renovação pode ser feita somente uma vez pelo mesmo período através do telefone 4527-2110 ou pelo site da Biblioteca.

Os exemplares de livros em braille e por voz também estão disponíveis nas unidades descentralizadas CEU das artes, sendo 20 obras em Braille e 200 títulos narrados por voz.

A Biblioteca Municipal fica localizada no complexo Argos na Avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/14/biblioteca-municipal-tem-acervo-acessivel-para-deficientes-visuais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original