Escola Inovadora: quadras cobertas melhoram qualidade das aulas

Publicada em 12/11/2018 às 17:33

Melhorar as estruturas físicas dos espaços educacionais é um dos eixos de ação do programa Escola Inovadora

Desde que a cobertura da quadra esportiva da Emeb Marcos Gasparian (Centro) foi entregue em junho deste ano, nunca mais o sol forte e a chuva cancelaram as aulas de Educação Física e as feiras científico-culturais da escola. Uma demanda de décadas, essa transformação na vida escolar dos seus 420 alunos se deu graças ao investimento na ordem dos R$ 241 mil pelo programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), que tem como eixos de atuação, além da capacitação discente e dos investimentos na aprendizagem, tem como meta levar melhorias às estruturas físicas dos espaços educacionais.

Para a diretora Conceição Pontes, a nova realidade está sendo muito bem aproveitada pelos alunos. “Ainda temos na memória os eventos que tivemos de cancelar por conta do mau tempo, seja pela chuva, seja pelo sol. Era algo insuportável. A realidade agora é outra: além da cobertura, o espaço tem iluminação adequada, teve seu piso recomposto, pintura, drenagem, substituição das redes de proteção e das tabelas de basquetes da quadra”, comemora Conceição, que não deixa de frisar o engajamento da UGE, que nesta obra investiu quase R$ 31 mil, e da comunidade de pais e da família Gasparian pelas melhorias da escola.

LEIA TAMBÉM
Alunos da Emeb Brígida Gatto visitam exposição no Sesc
Polytheama tem espetáculo em homenagem a Inos

As amigas Agatha Camile, Luiza Barros, Bárbara Pinheiro, Letícia de Nucci, de nove anos e alunas do 3º ano, também estão contentes com a novidade. “Com a cobertura, quando chove não molha mais e quando faz sol estamos protegidas pela sombra”, afirma Agatha, esperta para não ser atingida pela bola da queimada.

Na Emeb Profª. Cesarina Fortarel Gonçalves Dias, cuja quadra também foi coberta, em abril deste ano, a obra também refletiu em melhorias dos ponto de vista pedagógico e administrativo. Quem confirma é o diretor, Alberto Chiyoda. “Melhorou muito. Agora sim podemos dizer que temos um espaço apto para as aulas de Educação Física, para as recreações e para as festas. Esta era uma demanda da comunidade escolar com mais de uma década, que pleiteava não somente a cobertura, mas a adequação do pavimento”.

Agatha, Luiza, Bárbara e Letícia: as amigas do 3º ano comemoram a cobertura da quadra

Para a gestora da Unidade de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, a organização dos ambientes escolares melhora a qualidade de ensino e aumenta as possibilidades de educação. “Dar uma estrutura adequada às unidades escolares é uma das prioridades do prefeito Luiz Fernando Machado e os alunos de Jundiaí já podem sentir isso. A Emeb Marcos Gasparian aguardava há décadas por este ambiente adequado à prática de Educação Física e tiveram sua demanda atendida pelo Escola Inovadora”.

Para 2019, Vasti dá boas notícias. “Já no ano que vem, as quadras das seis das 49 escolas de Ensino Fundamental que ainda não têm cobertura receberão esta melhoria. São elas: Luzia Francisca, Anézio de Oliveira, Irmã Flórida Mestag, Oscar Ghelli, Rotary Club e Nassib Cury. E a proposta é levar essa melhoria também às escolas de Educação Infantil que ainda não a possuem”.

Histórico 
A Emeb Marcos Gasparian foi fundada em 1955 por Zília e Fernando Gasparian, respectivamente, esposa e filho de seu patrono, a fim alfabetizar os filhos dos funcionários da extinta tecelagem São Jorge. Atualmente com 63 anos, a unidade escolar possui 15 classes de Ensino Fundamental 1 (de 1º a 5º ano).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/12/escola-inovadora-quadras-cobertas-melhoram-qualidade-das-aulas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original