Saúde promove encontro com equipes da futura Clínica da Família

Publicada em 14/11/2018 às 12:22

Participaram da oficina de aproximação e alinhamento de equipe cerca de 70 profissionais que atuarão no novo espaço

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) deu início nesta terça-feira (13) ao encontro de dois dias com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Novo Horizonte que passará a atender na Clínica da Família. Participaram da oficina de aproximação e alinhamento de equipe cerca de 70 profissionais que atuarão no novo espaço, que será integrado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, a ser inaugurada em 01 de dezembro.

O encontro de médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e assistentes de administração foi realizado no salão da paróquia São José, no Almerinda Chaves, e teve como programação desta terça-feira (13) dinâmicas de formação de grupos, apresentação de trabalhos, discussão de vulnerabilidades das áreas atendidas e levantamento de problemas. Já para o segundo dia de encontro, nesta quarta-feira (14), estão previstas as discussões de propostas de soluções.

LEIA TAMBÉM
Fórum aborda formação profissional para a rede de saúde
Saúde capacita comissão de monitoramento da UPA

Segundo a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Dayane Martins, encontro foi ocasião concreta para integração das equipes. “Com a transferência da UBS para o novo espaço, maior e baseado em modelos exitosos, irá dobrar o número de equipes que atuam na estratégia de saúde da família, de quatro para oito. Portanto, a chegada desses novos agentes foi pensada de modo integrado, inclusive pelas inovações disponíveis na Clínica, como a disponibilidade de exames de raio X, ultrassom, ortopedia e ultrassom, que também exigem qualificação profissional”.

A agente comunitária de saúde Renilda dos Santos pôde conhecer os novos integrantes das equipes

Dayane adianta outra novidade da Clínica da Família, que será a instalação do quinto Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Município. “O NASF engloba equipe multiprofissional, que envolve nutricionista, terapeuta ocupacional, educador físico e outros especialistas, algo que vem a qualificar ainda mais o atendimento”.

Para a agente Renilda dos Santos, que trabalha no equipamento há nove anos, o encontro foi uma ocasião para socialização. “Hoje pudemos não somente conhecer os novos companheiros, mas transmitir nossas vivências. Assim, a UBS muda de endereço, mas as equipes conseguem se tornar ainda mais próximas da população”.

Mesmo com os encontros nesses dois dias, a UBS continua com atendimento para a contingência.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/14/saude-promove-encontro-com-equipes-da-futura-clinica-da-familia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original