Curso do Fundo Social ensina sobre instalação de sistema de segurança

Publicada em 26/11/2018 às 12:51

Aos 65 anos, Marcos voltou à sala de aula

Aos 65 anos de idade e com formação em Análise de Sistemas, Marco Antônio Carneiro Andrade voltou à sala de aula. O aposentado é um dos alunos do curso que ensina sobre instalação de de sistema eletrônico de segurança, ministrado e oferecido gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss). “Depois que parei de trabalhar na empresa, abri uma padaria, mas fechei o comércio por conta da frequência de assaltos. Também atuei por um período como motorista executivo. Em casa há tempos, sentia a necessidade de fazer algo diferente. Hoje, esta capacitação significa para mim um recomeço”, disse ele, que mora na região da Vila Hortolândia.

A renovação profissional também é a motivação de Marciel Bandeira da Silva, de 30 anos. Auxiliar de logística desempregado, encontrou no curso a possibilidade de adquirir conhecimento e, principalmente, de crescer no mercado de trabalho. “Estou noivo e penso em constituir a minha família. Mas, não dá para planejar algo maior sem uma estabilidade financeira. Quero voltar a trabalhar para adquirir mais experiência nesta área e, futuramente, abrir o meu próprio negócio”, contou.

LEIA TAMBÉM
Com 15 mil brinquedos, Jundiaí fará ação histórica de Natal
Tintas e pincéis preenchem de entusiasmo o dia a dia das alunas do Funss

André Fernandes dos Santos, de 33 anos, também está desempregado. Eletricista, conta que não fecha um orçamento há, pelo menos, seis meses: “Quando se tem filhos pequenos não dá para bobear. É preciso correr atrás e garantir o conforto da família. Por isso, decidi vir para o curso: para aprender e agregar qualidade aos serviços prestados. Estou confiante e acredito que muita coisa vai mudar a partir de agora”. Daniel Franco Martin, de 45 anos, mora no Medeiros e está desempregado há cerca de um ano. Formado em Ciência da Computação, ele afirma que o empreendedorismo dá sinais de novo futuro profissional: “Apesar dos desafios naturais, gostei de ter flexibilidade de horário e de trabalhar para mim, sem intermediários. Cada vez mais penso em ter o meu próprio negócio”.

Curso completo prepara os alunos para o mercado de trabalho e o empreendedorismo

Já o Mário Sérgio do Nascimento, de 55 anos, conhece o segmento de segurança porque trabalhou em uma empresa especializada em portaria por anos. Ele pretende aliar esta vivência aos ensinamentos adquiridos em sala de aula: “Um curso como este é muito caro e, normalmente, realizado em São Paulo ou Campinas. Aproveito esta oportunidade com garra porque sei que muitas chances poderão surgir a partir dele”. De acordo com o professor, Joab Costa, Mário está certo, visto que uma capacitação completa como esta custa, em média, R$ 3 mil. “Um módulo, apenas, não sai por menos de R$ 700. Por isso, aproveitar é, além de aprendizado, uma questão de investimento e economia”, disse.

O curso oferecido pelo Fundo Social é fruto de uma parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Centro Paula Souza. No conteúdo programático está desde a teoria em sistemas e cálculos até o conhecimento de ferramentas para a execução, cabeamento, leitura de software, monitoramento e instalação de câmeras, alarmes e cercas elétricas. “Com este módulo, eles saem preparados para trabalhar e empreender”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/26/curso-do-fundo-social-ensina-sobre-instalacao-de-sistema-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original