Centro de Testagem oferece testes gratuitos para HIV/Sífilis

Publicada em 05/12/2018 às 11:34

Testes rápidos serão oferecidos, neste sábado (8), no Ambulatório do Hospital São Vicente de Paulo

Para ampliar o acesso dos exames pela Campanha Fique Sabendo, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza no sábado (8), mutirão de testes rápidos para HIV/AIDS no Ambulatório de Especialidades do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), das 9h às 13h. Serão ofertados 500 testes rápidos para a 15ª edição da Campanha Fique Sabendo.

LEIA TAMBÉM
Centro de Convivência oferece aulas de práticas corporais
Público presente: Clínica da Família e UPA são inauguradas

O atendimento no sábado tem por objetivo atingir a parcela da população que não tem disponibilidade entre segunda e sexta-feira. “A intenção é atender a todos. Durante a semana, até o dia 7, o CTA trabalhará em horário ampliado, das 7h às 17h. Mas, a organização para o sábado, tem o objetivo de atender aqueles que são impossibilitados nestes horários. É importante que as pessoas identifiquem se são portadoras de HIV ou foram contaminados com Sífilis. Para ambas situações, existe medicação disponível gratuitamente para o atendimento da população”, detalha a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

No período de 2008 a outubro de 2018, Jundiaí registra 389 casos de AIDS. De 2016 a outubro de 2018 foram notificados 114 casos de HIV positivos residentes em Jundiaí (93 homens e 21 mulheres), neste mesmo período foram notificados 73 casos de AIDS (57 homens e 16 mulheres), sendo a predominância dos casos nas faixas etárias economicamente ativas (com 256 na faixa etária entre 20 e 40 anos. Já com relação às faixas etárias menores, entre 20 a 29 anos são 108 casos). Já sobre Sífilis, segundo dados da Vigilância Epidemiológica e SINANET, em Jundiaí, de 2016 a outubro de 2018 foram notificados 286 casos de Sífilis, 215 em homens e 71 em mulheres, sendo que, a faixa etária entre 20 a 29 anos representa 41,60% dos casos.

“A campanha é realizada com o objetivo de testar pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis na vida, acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV e acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à Unidade de Referência para tratamento”, detalha a gerente.

O Ambulatório do HSVP está localizado na Rua Campos Sales, 350 – Centro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/12/05/centro-de-testagem-oferece-testes-gratuitos-para-hiv-sifilis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original