Convênio beneficia Jundiaí para a compra de máquinas para obras
Publicada em 18/12/2018 às 17:52O prefeito Luiz Fernando Machado assinou, nesta terça-feira (18), um convênio de R$ 10.877.954,19 com a Caixa Econômica Federal para compra de 35 máquinas e equipamentos utilizados pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) nas obras e manutenções realizadas na cidade. O financiamento foi obtido por meio do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
Durante a assinatura, Luiz Fernando destacou a importância do investimento, uma vez que a substituição da frota vai aumentar a eficiência dos trabalhos e gerar economia para os cofres públicos. “A prefeitura gasta, por ano, cerca de R$ 3 milhões com troca de peças, de pneus e outras manutenções em suas máquinas, algumas com cerca de 30 anos de uso. Ou seja, em três anos já teremos recuperado o valor do empréstimo”, explicou. “Com a compra das novas máquinas, parte da frota que está obsoleta sairá de circulação”, completou.
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O superintendente regional da Caixa, José Luiz Pavanelli, parabenizou o Município pela obtenção dos recursos, que, segundo ele, não são liberados para qualquer prefeitura. “É preciso demonstrar equilíbrio financeiro e um bom rating de crédito para conseguir financiamento junto ao Finisa e Jundiaí reúne os dois requisitos”, ressaltou.
O gestor Adilson Rosa, responsável pela UGISP, explica que a economia com as manutenções vai contribuir para um melhor planejamento de investimentos da pasta. “Esse gasto elevado com reparos prejudica ações programadas, já que os recursos disponíveis são direcionados, obrigatoriamente, aos gastos para manter as máquinas funcionando”, afirma. “Com o crescimento constante do Município, as demandas aumentam e é muito importante ter um maquinário novo e eficiente”, completa o gestor.
De acordo com Tales Calegari, diretor do Departamento de Convênios e Parcerias da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), os recursos já estão disponíveis e o processo para a abertura da licitação já pode ser iniciado. “Após a assinatura do contrato pelo prefeito, haverá um trâmite interno que deve durar cerca de 20 dias. É provável que o recurso seja depositado de uma única vez em 2019, após a conclusão do processo licitatório”, detalha.
Ainda de acordo com a UGCC, a Lei que autoriza o convênio é a 9.037, de 19 de setembro de 2018. “O prazo de amortização é de 120 meses, sendo 24 meses de carência para o início do pagamento, que será feito em 96 parcelas”, explica Calegari.
Equipamentos
Com o dinheiro do convênio, a prefeitura pretende adquirir quatro motoniveladoras, duas escavadeiras hidráulicas, um cavalo mecânico, uma prancha semirreboque, duas pás carregadeiras, uma minicarregadeira, um rolo compactador de pneus, três retroescavadeiras, dez caminhões basculantes truck com caçamba, um caminhão pipa com tanque de aço, três caminhões toco com carroceria, três caminhões ¾ com carroceria, um caminhão cesto aéreo, com cesto isolado e carroceria e dois caminhões basculantes toco com caçamba.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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