Ações em políticas públicas alcançam 10,5 mil pessoas em 2018

Publicada em 21/12/2018 às 18:36

O Núcleo de Articulação de Políticas Públicas apresentou, na tarde quarta-feira (19), o balanço de encerramento do ano para o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos. O resultado superou as expectativas estabelecidas para o período, com 10,5 mil pessoas alcançadas diretamente a partir das atividades desenvolvidas em 2018. A meta para os próximos 12 meses é ampliar a atuação de forma inovadora para alcançar a população.

“Contamos com sete assessorias temáticas, cada qual na sua área de atuação, desenvolvendo políticas públicas para a população em específico e atendendo demandas da sociedade. Para o próximo ano, a meta é ampliar a atuação, de forma inovadora, proporcionando benefícios para a comunidade. Essas ações demandam a articulação com as demais unidades, de forma a unir o trabalho e atingir mais pessoas”, argumenta o gestor Gustavo Maryssael de Campos.

LEIA TAMBÉM
Nova ferramenta garante transparência no repasse de recursos públicos

O Núcleo de Articulações de Políticas Públicas realizou 867 reuniões, 144 estudos e pesquisas, 133 visitas, atendimentos e encaminhamentos além de 35 entrevistas à imprensa e 108 eventos promovidos e articulados com as Unidades de Gestão.

Núcleo de Assessorias de Políticas Públicas apresenta balanço de atividades no ano de 2018

Destaques
Pela Assessoria de Políticas de Direitos Humanos foram realizadas a Semana de Ações pela Ética e Cidadania (Dia da Paz, Paz no Trânsito, Serviços permanentes para a Paz, Crianças e Adolescentes pela Paz, Como idosos, somos instrumentos da Paz), Comissão do Plano Municipal de Direitos Humanos (marco democrático e bússola para políticas públicas que assegurem direitos, promovendo a inclusão social e a redução da violência). A assessoria, de responsabilidade de Maria Aparecida Rodrigues Mazzola, ainda aponta a Campanha Permanente “Carinho para idosos e crianças” como instrumento para diagnóstico, visitas e mobilização, arrecadação de produtos de higiene pessoal, visitas e atenção aos idosos e crianças institucionalizadas.

A Assessoria de Políticas para a Diversidade Sexual, encabeçada por Kelly Cristina Galbieri, desenvolveu, entre outras ações, evento direcionado para a hormonioterapia (realizado no Dia da Visibilidade Trans no Solar do Barão), retificação do nome de registro (durante Dia de Combate à Homofobia na Defensoria Pública do Estado) e a oficina para jovens LGBTs sobre Projeto de Vida no Estação Juventude.

A Assessoria de Políticas para o Idoso, direcionada por Vitório Angelo Durigati, destaca o Dia Municipal de Conscientização da violência contra o Idoso (realizado no Auditório ‘Planeta Água”, do DAE), 21ª Semana Municipal do Idoso e a Cartilha de Orientação para as Pessoas Idosas de Jundiaí (material contendo os Direitos da Pessoa Idosa e a Constituição Federal, Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso, Crimes contra a Pessoa Idosa, Benefícios Previdenciários e Assistência Social, além de Segurança).

A assessora Isabela Galdino Miguel, da Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial, aponta como os três principais eventos as Comemorações mês da Consciência Negra, o Lançamento do “Escola sem Racismo” (projeto voltado à rede pública e privada de ensino que visa combater o racismo no ambiente escolar com todo o corpo docente) e a Oficina “Qual a sua Cor?” (palestra formativa acerca do preenchimento do quesito raça/cor nos formulários da área de saúde).

As ações elencadas pela Assessoria de Políticas para a Juventude, com a direção de Samuel Ferraz Duarte, foram: Cursos para jovens em situação de vulnerabilidade no Estação Juventude (Word, Excel, Empreendedorismo, Inovação e Qualidade), Fórum de Prevenção ao Uso de Drogas (evento em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e ESEF na Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas) além da Semana Municipal da Juventude (Café Tecnológico em parceria com a UGDECT, abordando os temas inteligência artificial e profissões do futuro), além da eleição do Conselho Municipal da Juventude.

Penha Camunhas Martins, da Assessoria de Políticas para as Mulheres, aponta a construção de política pública pelo fim da violência contra a mulher (articulação entre o Poder Público e a Sociedade Civil para análise, pesquisa e propostas de melhoria de acolhimento, assistência e acompanhamento das mulheres vítimas de violência), as Medidas protetivas para o enfrentamento da violência contra a mulher (Patrulha Maria da Penha, Botão do Pânico, Ouvidoria da Mulher e Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres), além de cursos sobre Empreendedorismo, Inovação e Qualidade (ministrados em parceria com a UGDECT, com apoio da UGPS, UGAAT, UGADS e comunidade) como as principais iniciativas do ano.

Entre as ações apontadas como com maior alcance na Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência estão o Programa de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência (cadastro, avaliação de laudo para o trabalho e encaminhamento para vagas em empresas parcerias para o cumprimento da lei de cotas), Portal da Inclusão (com informações sobre direitos, serviços e atendimentos voltados às pessoas com deficiência e que também permite realizar o cadastro para emprego online), além do transporte adaptado Porta a Porta (Modalidade especial de transporte adaptado direcionado às pessoas com deficiência física, associada ou não a outras deficiências, para atendimento e/ou reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS). A assessoria está sob o cuidado de Marco Antônio dos Santos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/12/21/acoes-em-politicas-publicas-alcancam-105-mil-pessoas-em-2018/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original