Polytheama terá ar condicionado e aplicação de verniz para mais conforto e segurança
Publicada em 08/07/2019 às 17:47Começaram nesta segunda (8) as obras de aplicação de verniz no madeiramento do Teatro Polytheama; a seguir, virá a instalação do ar condicionado, uma antiga reivindicação do público e dos artistas. As obras serão as primeiras de uma série de investimentos do programa “Avança Jundiaí”, anunciado no último dia 4 de julho, que será o maior pacote de investimentos na história da cidade.
A aplicação do verniz especial vem atender a uma normativa de segurança do Corpo de Bombeiros, segundo explica o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni. “Será aplicado verniz no teto, galeria, debaixo do palco e nos forros de frisas e camarotes. Essa obra termina no dia 30 de julho e em agosto o Polytheama será reaberto para receber sua programação”, explica Peroni. A seguir será aberta a licitação para instalação do arcondicionado, que deverá estar totalmente instalado até o final do ano. Também serão recuperadas as cortinas do teatro, com aplicação de um produto para conservação e antichama. No total, serão cerca de R$ 1,2 milhão em investimentos.
“É uma conquista. Este é um trabalho planejado desde o início do ano, que vem aumentar a segurança e também o conforto do público e dos artistas. O teatro, que foi reinaugurado em 1996, nunca teve ar condicionado; tem um sistema de ventilação, mas que não atende à demanda em dias mais quentes e incomodava, principalmente, os artistas, que sofriam com o calor das luzes no palco”, conta Marcelo. Algumas produções chegavam a desistir de se apresentar no Polytheama devido ao calor, que derrete maquiagens e danifica adereços. O barulho também atrapalha. “O Nando Reis, quando se apresentou aqui, reclamou do barulho do sistema de ventilação; o público não chega a notar, mas debaixo do palco, quando esse sistema é ligado, faz um barulho que desconcentra o artista”.
Avança Jundiaí
O programa “Avança Jundiaí” será o maior pacote de investimentos na história da cidade. Serão, ao todo, cerca de R$ 174 milhões em recursos aplicados em várias áreas, especialmente Saúde, Educação, Mobilidade e Segurança. Parte desse valor também será investido em Cultura, o que inclui as obras no Polytheama e reparos no Complexo Fepasa.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
13/01/2025
Companhia de Teatro abre nesta quinta (16) programação gratuita de férias no Centro das Artes
-
08/01/2025
Jundiaí se prepara para a Festa da Uva com expectativa de crescimento
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
-
03/01/2025
Prefeitura reforça organização da Festa da Uva com reunião intersetorial das pastas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original