GMJ: Educação para Não Violência adquire especialização junto ao Denarc 

Publicada em 09/12/2019 às 19:06

A Guarda Municipal de Jundiaí preza pelo aprimoramento constante de seus integrantes: oferecer os melhores serviços à comunidade

 

Criado em 2009 pela Guarda Municipal de Jundiaí, o programa passou por intensiva qualificação profissional realizada graças à cooperação técnica efetivada junto à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, tornando-se então Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas, o Educavi Gepad.

Para dinamizar a sua atuação e atender dessa forma os mais diversos segmentos da comunidade, principalmente as crianças que estudam na rede pública municipal onde o programa realiza palestras e atividades motivacionais, a equipe especializada participa de aperfeiçoamento profissional constante: recentemente os GMs Amanda e José estiveram na Divisão de Prevenção e Educação (DIPE-DENARC), em São Paulo, durante a realização do V Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso de Drogas: o objetivo foi capacitar os participantes para atuarem em projetos que visem a prevenção primária. Proposta contou com a presença do delegado Ítalo Miranda Júnior, e o prof. coordenador Thiago Magno.

Dentre os temas abordados: conteúdo histórico sobre o uso de drogas; fatores de risco; aspectos psicossociais que são predominantes para a experimentação; noções de Farmacologia; a Neurociências – mecanismos de ação e reação no organismo, principalmente no cérebro; métodos de abordagens preventivas para jovens e adolescentes; da responsabilidade dos pais para com os filhos; boas práticas na prevenção e tratamento de álcool e drogas; a anomia – o não cumprimento de normas, leis, um estado de falta de objetivos e regras e de perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno; a Lei nº 11.343/2006 – Lei Antidrogas: Artigo 28 – Porte de Entorpecente; o Artigo 333 – Tráfico; e a nova Lei nº 13840 – Intervenção Compulsória, que permite internação involuntária de usuários de drogas.

“Um curso muito importante e necessário: investir na prevenção ao uso de entorpecentes é fundamental para minimizar e combater uma realidade tão preocupante que envolve crianças, jovens e adultos. Também foi trabalhado um conteúdo relacionado à atuação dos profissionais de segurança pública, como desenvolver os talentos naturais como forma de prazer: aptidão, habilidades, formas de prevenção à depressão e suicídio. O curso foi muito rico, uma experiência gratificante.”

 

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: Educavi Gepad 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/09/gmj-educacao-para-nao-violencia-adquire-especializacao-junto-ao-denarc/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original