Acessibilidade é tema de palestra aberta ao público

Publicada em 10/12/2019 às 13:50

“Acessibilidade universal: legislação e inclusão social” é o tema da palestra que será realizada na próxima terça (17) no Paço Municipal. A iniciativa é da Prefeitura de Jundiaí, com promoção do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apoio da Assessoria de Políticas para a Pessoa com Deficiência. O público-alvo são servidores da administração municipal ligados ao tema, como engenheiros e arquitetos, mas a palestra é aberta a qualquer interessado. Não é necessária inscrição prévia.

De acordo com o assessor municipal de Políticas para Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, ainda há muito desconhecimento e dificuldade para os profissionais se manterem atualizados quanto à legislação. “Às vezes ocorre que, em uma obra, a rampa de acesso para o cadeirante – que precisa ter 8 graus de inclinação – está com 12 graus. O profissional responsável acha que não têm importância e deixa como está; pode parecer pouco, mas para o cadeirante faz toda a diferença, e a rampa pode virar um ‘escorregador’ “, exemplifica.

Palestra será na próxima terça, aberta ao público: acessibilidade é essencial para a inclusão social

A palestra trará principalmente informações atualizadas sobre a legislação. “A acessibilidade é essencial para a inclusão social. Queremos sensibilizar os profissionais para o fato de que, com acessibilidade, a pessoa com deficiência poderá interagir de igual para igual com a comunidade”, diz o assessor.

A palestra será ministrada por Lenita Secco Brandão, engenheira civil especializada na área de acessibilidade, integrante do grupo de trabalho da Consulta Nacional do Projeto de Emenda da ABNT 9050 (sobre acessibilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade das cidades de Americana e São Paulo.

Para os interessados em participar, basta comparecer ao auditório do Paço Municipal, Ala Norte. A palestra será realizada das 8h30 às 11h30 e a entrada é franca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/10/acessibilidade-e-tema-de-palestra-aberta-ao-publico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original