Prefeitura intensifica combate ao descarte irregular de resíduos sólidos

Publicada em 27/12/2019 às 11:58

A Prefeitura de Jundiaí, por intermédio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), mantém o trabalho de fiscalização contra o descarte irregular de resíduo sólido em toda a cidade. Com conscientização, fiscalização e autuações em flagrante, foi possível inibir o descarte em vários bairros. Desde 2017, a administração tem ampliado o número de Ecopontos e, para 2020, criará três novos endereços para a recepção dos materiais descartados pela população.

“Conseguimos inibir os descartes principalmente nas ruas Carlos Gomes e Torres Neves, avenidas Clemente Rosa e Nove de Julho e vias da Vila Arens”, disse o diretor de Limpeza Pública de Jundiaí, Márcio Moraes. “Também combatemos o descarte irregular no Traviú, Jardim Ermida, na parte de cima do Parque Centenário, Jardim Tulipas, Fazenda Grande, Jardim do Lago, Cidade Jardim e Cidade Nova. Em alguns bairros, caiu de 60% a 70% o descarte irregular de entulho”, emendou.

Até 20 de dezembro de 2019, as equipes de fiscais aplicaram 47 autos de infração a pessoas que desrespeitaram a lei, contra 33 em todo ano de 2018. Na comparação entre os dois anos, as autuações cresceram 27%, segundo a UGISP. Quem é flagrado descumprindo a lei tem que pagar multas que variam de R$ 500 a R$ 9.338,56. Os valores podem dobrar em caso de reincidência.

Além da fiscalização, a administração ampliou o número de Ecopontos para que a população possa fazer o descarte gratuito de materiais, com volumes de até 1 metro cúbico. “No início de 2017, existiam na cidade apenas dois Ecopontos. Além de criar outros três espaços para que a população possa fazer o descarte correto, em 2020 serão criados outros três, nos bairros Cidade Nova, Vila Nambi e Jardim São Camilo”, adiantou. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis do site da Prefeitura de Jundiaí.

Combate aos locais de descarte irregular é feito pelas equipes de fiscais

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/12/27/prefeitura-intensifica-combate-ao-descarte-irregular-de-residuos-solidos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original