Jundiaí valoriza conceito de floresta urbana perto do Paço Municipal
Publicada em 03/01/2020 às 10:58A Prefeitura de Jundiaí vem valorizando o conceito de “floresta urbana”, que permite uma maior interação do cidadão com a cidade e seu meio ambiente. A ideia representa um referencial urbanístico com importante caráter social, político, econômico e arquitetônico e está presente na Av. da Liberdade, que dá acesso ao Paço Municipal Nova Jundiaí.
Além de desempenhar condições e propriedades de uma estrutura arquitetônica vegetal, a floresta urbana possui importantes atributos históricos, artísticos e paisagísticos. No entanto, enfrenta muitas vezes difíceis condições de sobrevivência, embora haja reconhecimento de que a massa vegetal serve diariamente às pessoas que buscam um contato com a natureza, ao realizarem suas atividades urbanas.
Considerando a urbanização como um processo organizado, que obedece a modelos de interação entre o homem e o seu meio, os problemas ocorrem no âmbito da gestão integrada num conjunto de ações. Combinando a dinâmica da ocupação e o jogo dos limites intraurbanos, no qual o espaço está caracterizado, se traduz esta proposta de racionalidade estrutural para a classificação de floresta urbana.
A estruturação e a expansão urbana de uma cidade estão diretamente ligadas à produção e a evolução do espaço florestal. A floresta das proximidades do Paço Municipal contempla espaço com árvore, espaço verde com paisagismo, postes metálicos de iluminação pública e passeio público pavimentado para caminhadas.
A floresta urbana existente na Av. da Liberdade, em suas adjacências, conta com povoamentos florestais do Jardim Botânico da cidade, além do próprio Paço e do bolsão de estacionamento usado pelos servidores que trabalham no prédio.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
-
03/12/2024
1ª Conferência do Meio Ambiente e do Clima elege propostas para a Conferência Estadual
-
02/12/2024
Alimentos saudáveis e geração de renda: Jundiaí ganhará mais quatro hortas urbanas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original