Centro Integrado contabiliza 36 mil foliões nas ruas, no pré-Carnaval
Publicada em 16/02/2020 às 21:34O Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) – iniciativa da gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado para a manutenção da ordem e da segurança durante eventos de grande público – encerra o primeiro final de semana de Carnaval com saldo positivo na efetividade do trabalho. Com poucas ocorrências nos três dias de evento, o pré-Carnaval mobilizou 36 mil pessoas pelas ruas de Jundiaí e foi monitorado em tempo real pelos agentes nos telões montados na Sala de Situação, do Paço Municipal.
Somente no domingo (16), com a passagem de dois blocos pela cidade (Afrokekerê e CarnaOeste – Basta vir e se divertir), foram contabilizadas 22 mil pessoas circulando pelas ruas, nos eventos. No sábado (15) foram contabilizadas 3 mil pessoas no bloco Maravilha e outras 11 mil abriram o período, na sexta-feira (14), no bloco Chupa que é de Uva.
“A união das forças de segurança e demais órgãos envolvidos, sejam municipais, estaduais ou federais, garantiram a folia para aqueles que queriam se divertir e a tranquilidade para aqueles que queriam descansar. A análise é extremamente positiva, sem ocorrências graves, atos de vandalismo ou depredação. O alerta é deixado para os pais de menores. Para os próximos dias, é necessário que se atentem, pois foram registradas ocorrências com adolescentes em consumo de bebidas alcoólicas. O CICCJ permanece em ação durante todo o período de Carnaval de Jundiaí”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.
O gestor ainda destaca as iniciativas adotadas neste ano, com a colocação de tapumes para evitar o acesso de foliões a outras ruas, que não faziam parte do traçado do bloco. “Desta forma, o fluxo foi contido e os moradores elogiaram a medida”, explica. Ainda entre as ações da administração está a limpeza das vias usadas, com lavagem e varrição, para o restabelecimento do fluxo e veículos e pedestres.
Considerado efetivo na prevenção de ocorrências em diversos eventos públicos, o Centro Integrado tem infraestrutura montada na Sala de Situação do Paço Municipal e monitora as vias por meio de câmeras e “in loco”. No caso do Carnaval, a fiscalização é iniciada uma hora antes da abertura de cada desfile.
Segundo o assessor especial para Assuntos de Segurança Pública, Aloysio Queiroz, responsável pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), e coordenador do CICCJ, participam do grupo representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura, das Forças de Segurança e do Poder Judiciário. “Neste domingo, pelo quantitativo de pessoas em circulação, o sistema estabelecido de ação está consolidado. As equipes, em sincronia entre aqueles que estavam na central e os agentes ‘in loco’, realizaram cinco apreensões, sendo duas envolvendo menores”, destaca. As ocorrências foram divididas entre comércio ilegal de bebidas (três) e duas de apreensão de substância tóxica (lança-perfume). Durante todo o final de semana, foram registradas 22 ocorrências sem gravidade, com envolvimento de menores em 13 delas.
Próximo
Neste ano, todo o período de Carnaval comportará desfiles de 15 blocos, até 01 de março. Os desfiles das escolas de samba, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, terão início no sábado (22), com as Escolas do Grupo Especial. As agremiações do Grupo de Acesso, na terça-feira (25).
A programação completa pode ser conferida no site da Cultura.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original