Março termina como o menos chuvoso dos últimos oito anos
Publicada em 31/03/2020 às 11:22As famosas “águas de março” não marcaram presença desta vez. Em Jundiaí, março de 2020 é, até o momento, o menos chuvoso dos últimos 8 anos. Até então, o março menos chuvoso tinha sido em 2012, onde foi registrado um volume de 190 mm no mês.
Apesar da chuva generalizada que atingiu o município na tarde de domingo (29), o acumulado de chuva para todo este mês de março está em 134 mm. Este volume de chuva representa 35% do esperado para todo o mês, considerando a média dos últimos 8 anos para o mês de março, que é de 386 mm. As informações são da Defesa Civil de Jundiaí.

Apesar da chuva de domingo, acumulado de chuva em março está em 134 mm, o que corresponde a 35% do esperado para o mês todo
No domingo, foram registrados os seguintes volumes de chuvas nos pluviômetros da cidade: Fazenda Grande: 54 mm; Jardim Tamoio: 37 mm; Jardim Santa Gertrudes: 26 mm; Jardim Florestal: 18 mm; e Roseira: 11 mm.
Previsão do tempo
Nesta terça-feira (31), as instabilidades se concentrarão apenas na faixa norte paulista. Já na quarta-feira (1), o tempo firme irá predominar e a sensação de calor toma conta da maior parte do Estado, porém na quinta-feira (2) e sexta-feira (3), a aproximação e passagem de uma frente fria pela costa causará pancadas de chuva generalizadas por todo o território.
Orientações
O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, cel. João Osório Gimenez Germano, explica que todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse. Orientações a respeito do coronavírus estão sendo emitidas pelo sistema, e os cuidados com a saúde estão sendo reforçados.
“Neste momento atípico que o mundo está enfrentando, no qual a recomendação é manter o isolamento social, é fundamental que durante esta maior permanência nas residências fiquemos atentos em eliminar os criadouros de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, vírus zika e febre amarela”, afirma. “E estamos utilizando o sistema também para disparar mensagens sobre como evitar a transmissão do coronavírus”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
02/08/2025
Prefeitura de Jundiaí realiza curso de combate a incêndios rurais para produtores
-
29/07/2025
Jundiaí é a primeira cidade do interior a oferecer Curso Técnico em Defesa Civil
-
28/07/2025
Semana começa com frente fria e previsão de queda nas temperaturas
-
23/07/2025
Em força-tarefa, Prefeitura de Jundiaí e Corpo de Bombeiros controlam incêndio na Serra do Japi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original