Cultura promove reunião sobre Lei Federal de Emergência Cultural
Publicada em 29/06/2020 às 16:45A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realiza nesta quinta-feira (02), às 10h, uma reunião online de esclarecimentos e orientações para artistas sobre a Lei Federal nº 14.017, Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, para os artistas e espaços culturais, cujas atividades foram impactadas pela pandemia, sancionada nessa segunda-feira (29).
Artistas de todas as áreas interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário online e, como confirmação da inscrição, irão receber o link da reunião no e-mail informado na inscrição.
ATENÇÃO: a transmissão será feita pelo Facebook da Cultura
O limite de inscrições é de 100 pessoas, estabelecido pelo Zoom, plataforma onde será realizada a reunião, e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
O gestor da UGC, Marcelo Peroni, explica que o encontro será uma ocasião para esclarecimentos à classe artística. “Decidimos realizar esta reunião com os artistas, a fim de mostrar o que a Prefeitura tem feito para viabilizar os andamentos e esclarecer dúvidas sobre a lei, que poderá destinar aos artistas do Município até R$ 2,5 milhões, em três frentes: para pessoas físicas, na forma de auxílio emergencial sem contrapartida; para espaços culturais, grupos, coletivos, associações culturais, dentro outros, com necessidade de contrapartida ao Município; e a partir de editais. Para todas as destinações, articularemos com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)”.
Batizada como Lei Aldir Blanc, a lei emergencial já foi aprovada pelo Congresso Federal e seu nome faz homenagem ao cantor e compositor, que faleceu vítima da Covid-19 em 04 de maio deste ano.

Artistas de todas as áreas interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário online
Jundiaí
Como forma de apoio a trabalhadores de cultura e Economia Criativa em geral, a Prefeitura, por meio da UGC, abriu, ainda em maio, o edital emergencial “Ó Lá de casa!”. A proposta, que visava ao cadastro e à contratação de artistas do Município proponentes de conteúdos digitais inéditos gravados para execução em transmissão artística ao vivo, faz parte do pelo programa Jundiaí Empreendedora para incentivar o trabalho artístico e criativo no Município e disponibilizar em suas redes conteúdos de qualidade para os munícipes durante o período de isolamento social.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
02/03/2026
Últimos dias: exposição ‘Iseda’ destaca a natureza como alicerce artístico na Biblioteca Municipal -
26/02/2026
‘Sexta no Paço’ retorna com gastronomia local e música ao vivo nesta sexta (27) -
26/02/2026
Exposição na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes destaca o olhar alquimista de Tao Sigulda -
23/02/2026
Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro recebe mostra que fortalece e democratiza o acesso à arte
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
