On-line, Conselho da Pessoa Com Deficiência debate atendimento durante a pandemia

Publicada em 23/07/2020 às 14:16

A reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) foi realizada nesta quinta (23) em novo formato, on-line, permitindo inclusive a participação do público. Entre os assuntos tratados estiveram os atendimentos às pessoas com deficiência, realizados por vários órgãos e entidades, durante a pandemia.

Participaram da videoconferência representantes do Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), diretoria de Apoio a Conselhos e Entidades, unidades de gestão de Educação e Promoção da Saúde e das assessorias de Políticas para Pessoas com Deficiência e de Políticas de Direitos Humanos, entre outros. Todos ressaltaram o fato de que os atendimentos não pararam – apenas foram adaptados para a nova realidade.

Reunião do Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi realizada em novo formato, on-line, permitindo inclusive a participação do público

No NAPD, por exemplo, todos os profissionais estão fazendo teleatendimento; foram mais de 1.400 desde o início da pandemia. Já a diretora do Departamento de Educação Inclusiva da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Karina Verardo, destacou que a rede municipal conta hoje com cerca de 800 alunos com deficiência, que são acompanhados de perto pela UGE. “Todos recebem tarefas on-line ou presencialmente, de forma adaptada, em parceria entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e a equipe escolar, buscando envolver também as famílias nesse trabalho”, afirmou.

Presidente do CMDPCD, Ivanilde Oliveira de Jesus agradeceu a presença e o empenho de todos os integrantes para manter o atendimento, mesmo em uma situação tão difícil como a vivenciada atualmente. “Sou muito grata por fazer parte desse Conselho e essa foi uma oportunidade para compartilhar com a população o que está sendo feito em prol das pessoas com deficiência”, afirmou.

O CMDPCD foi eleito para o biênio 2019/2021, conforme determina a Lei Municipal 6.059/2003, e é composto por 30 pessoas (entre titulares e suplentes), representando o Poder Público, a Sociedade Civil, Movimentos e Ações de PCD e outras entidades.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2020/07/23/on-line-conselho-da-pessoa-com-deficiencia-debate-atendimento-durante-a-pandemia/

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