Alergia Alimentar é tema de seminário on-line nesta sexta-feira (21)

Publicada em 18/05/2021 às 13:57

Parceria entre o Departamento de Alimentação e Nutrição da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e a Câmara Municipal de Jundiaí promove na sexta-feira (21), às 9 horas, o seminário on-line “Conscientização sobre Alergia Alimentar”, que será transmitido pela TV Câmara (canais 12.5 UHF e 4 NET), pelo Facebook e YouTube da Câmara. 

Durante o evento, o tema será amplamente discutido com abordagem de questões como: o que é alergia alimentar, reações e possíveis tratamentos. “Precisamos ampliar a discussão sobre um tema que tem tanta importância não somente no âmbito escolar, mas de toda a sociedade”, explica a diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição, Maria Angela Delgado.

Hoje, há aproximadamente 400 crianças na rede municipal de ensino com questões de alergia alimentar que recebem acompanhamento. A partir de junho, o Departamento de Alimentação e Nutrição irá promover formações específicas para os profissionais de educação. “O objetivo é implantar o protocolo sobre alergia alimentar para o atendimento das crianças, um dos passos para o estabelecimento de uma política pública sobre o tema”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Imagem mostra pessoa mexendo em salada
Alergia alimentar é tema de grande importância no ambiente escolar e fora dele

O seminário será apresentado pela Maria Ângela Oliveira Delgado e contará com três palestrantes convidadas: Érika Campos Gomes, mestre em Psicologia Clínica e criadora do projeto “Escola Amiga da Alergia” que falará sobre a “Experiência exitosa nos cuidados com alérgicos, na área de alimentação escolar”; a alergista e imunologista Ariana Yang, doutora em Ciências pela USP e médica do Hospital das Clínicas e Unicamp, também diretora do Instituto de Alergia de Campinas, apresentará a palestra “Meu filho é alérgico e agora?” e a nutricionista Carina Scapinelli, pós graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional, Fitoterapia, Nutrição Ortomolecular com base em nutrigenômica, especializada em Nutrição Materno Infantil, falará sobre “Alergia e os aspectos nutricionais”.

Dentro da parceria entre UGE e Câmara, o assunto também é tema do Projeto de Lei 13.358/2021, de autoria do Presidente da Câmara, vereador Faouaz Taha. O texto, que cria a “Semana Municipal de Conscientização sobre Alergia Alimentar”, tramita na Casa e deve ser votado ainda neste mês. “Recebemos a sugestão deste projeto do próprio Departamento de Nutrição da prefeitura. Criar a Semana e promover esse debate de conscientização sobre alergia alimentar é uma ação que soma ao trabalho já feito na Educação, tão atenta às novas necessidades de alunos e famílias. Nosso objetivo é contribuir com informações que auxiliem esse atendimento específico e ampliar o conhecimento sobre esses casos para segurança de todos”, explica Faouaz.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/18/alergia-alimentar-e-tema-de-seminario-on-line-nesta-sexta-feira-21/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original