Pediatra da rede básica de saúde prescreve brincadeira para as crianças

Publicada em 29/05/2021 às 10:17

O brincar é visto como atividade séria e essencial em Jundiaí. Na Nova UBS da Vila Maringá, a brincadeira é prescrita pela pediatra Luisa Maria Macedo de Moraes para as crianças não só da primeiríssima infância (de 0 a 3 anos), mas para os pacientes que passam pela sala de pediatria. 

Igor Cecílio de Oliveira acompanhou a esposa Gislaine Aparecida na consulta da pequena Maria Eduarda que tem apenas um mês de vida e falou sobre a importância do brincar. “Agora ela ainda é muito pequena, mas vimos que já  é possível brincar muito com ela e estimular essa atividade tão importante”, afirmou o pai. 

Imagem mostra casal com filha no colo, em frente à UBS Maringa
Igor e Gislaine com a filha Maria Eduarda: vamos brincar muito com ela

Falante e animada, Helena Bonifácio Tavares, de 6 anos, também passou pela consulta com a Dra. Luisa. Durante o atendimento, a pediatra perguntou sobre queixas de dores, hábitos de sono, intestino, alimentação e também de brincadeiras e atividades. “Primeiro fazemos a avaliação global e depois as prescrições necessárias para cada caso. Para a Helena a sugestão é de brincar para incentivar o desenvolvimento, mexer o corpo para não ficar sedentária, além de auxiliar no combate ao estresse e tédio que muitas crianças estão enfrentando nesse momento de pandemia”, afirmou a médica que atende crianças há 30 anos. 

Helena ficou feliz com a prescrição recebida. “Eu gostei da sugestão da pediatra. Pode deixar que eu vou brincar muito”, afirmou a garota com sorriso nos olhos e embaixo da máscara. O pai, Douglas Tavares, também aprovou a orientação. “Em casa sempre incentivamos os nossos filhos a brincar. A Helena é a mais nova e sempre a estimulamos a sair da frente das telas, tanto que o aniversário dela está chegando e vamos presenteá-la com uma bicicleta, para que ela mexa o corpo e brinque bastante. Entendemos que brincar é importante para o desenvolvimento e imaginação da Helena”, afirmou. 

Imagem mostra consultório médico, com menina com roupa preta, homem com blusa cinza e médica com jaleco branco.
Dra. Luisa falou para Helena e o pai Douglas a importância do brincar para o desenvolvimento da criança

De 22 a 30 de maio, Jundiaí desenvolve atividades e ações em comemoração da Semana Internacional do Brincar, desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Criança na Cidade. Jundiaí é integrante da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e da Urban95, sob a tutela da Fundação holandesa Bernard van Leer, reconhecimento dado a apenas 14 Municípios brasileiros. A cidade inaugurou, no fim de 2020, o Mundo das Crianças, espaço inovador que alia aprendizagem e diversão, com 170 mil m² de área.

A articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa  Moura, explica que a programação traz iniciativas que visam mostrar que o brincar é a atividade mais importante para a criança, pois é brincando que ela aprende sobre si, sobre o outro e sobre o mundo. “A American Academy of Pediatrics (AAP) recomenda que  brincadeiras são tão importantes para o desenvolvimento físico e emocional de uma criança que os pediatras deveriam prescrevê-las em todas as consultas de puericultura durante os dois primeiros anos de vida. Dentre as ações destacamos a entrega do receituário do brincar nas UBS, formação com os profissionais que atuam nas Infâncias, exibição de vídeos de brincadeiras nas salas de espera das consultas, atividades das escolas municipais, do Programa Criança Feliz e CAPSIJ, e  e o ‘casinhas de infância’, montadas em pontos públicos, visando o incentivo à brincadeira das crianças e também dos adultos”, explicou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/05/29/pediatra-da-rede-basica-de-saude-prescreve-brincadeira-para-as-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original