Maio Amarelo é encerrado com 14 ações para um trânsito mais seguro

Publicada em 01/06/2021 às 14:16

O Maio Amarelo, movimento ao qual a Prefeitura de Jundiaí aderiu e é voltado para a diminuição de acidentes de trânsito por meio de ações educativas, chegou ao fim com um saldo positivo. Segundo dados divulgados pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), foram realizadas 14 frentes de ação paralelas durante todo o mês, entre palestras, colocação de banners, distribuição de materiais e trabalhos em parceria com hospitais, faculdades e empresas.

Crianças atravessa a rua em frente à escola municipal
Um trânsito melhor para motoristas e pedestres, com ações para todas as idades, inclusive as crianças

“Cada dia mais percebemos a importância de promover ações educativas que vão ao encontro de nosso grande objetivo: salvar vidas no trânsito”, diz o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “O Maio Amarelo é um período de ações importantes, mas também de reflexão, e esperamos que seus frutos sejam estendidos para o ano todo.”

Para o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, a adesão da sociedade civil foi fundamental para os bons resultados do mês. “Sem a participação das pessoas e a atenção à necessidade de discutir a paz no trânsito, não teríamos conquistado tanto”, declara. “Sabemos da importância da fiscalização, mas é imprescindível que ela caminhe lado a lado com o trabalho de conscientização.”

Ao todo, receberam adesivos do Maio Amarelo 886 ônibus que circulam na cidade, além de 600 veículos adesivados na Prefeitura e outros 304 no Cerest, DAE e Câmara Municipal. Ao todo, a UGMT distribuiu aproximadamente 15 mil materiais educativos, entre lacinhos, fitas, laços adesivos e cartazes durante o mês de maio. Vinte e seis empresas, quatro hospitais (São Vicente, Universitário, Regional e Santa Eliza), a Faculdade de Medicina e a ESEF (Escola Superior de Educação Física) receberam materiais, distribuídos entre colaboradores, frequentadores e alunos.

Redes sociais
Devido ao período de pandemia, as ações do Maio Amarelo ganharam reforço também nas redes sociais. Durante todo o mês de maio, imagens e vídeos foram publicados nos canais da Prefeitura de Jundiaí no Facebook e no Instagram, alcançando 72 mil pessoas da região de Jundiaí.

Agente de trânsito dá aula especial para crianças na Unidam
Na Unidam, próximas à natureza, crianças da rede pública têm aula especial sobre trânsito

TVTEC
O Maio Amarelo foi tema do programa Painel Jundiaí, da TVTEC, no dia 26. Na ocasião, falaram sobre as atividades desenvolvidas no mês e a realidade de Jundiaí em relação ao trânsito o gestor Aloysio Queiroz, o agente de trânsito Vagner Aparecido Quintiliano, o coordenador médico do Samu, Mário Jorge Kodama, e o diretor do departamento de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.

Aula especial
Na primeira semana de maio, quinze alunos da EMEB João Luiz de Campos tiveram uma aula, de forma lúdica, sobre o trânsito. A ação marcou a abertura oficial do Maio Amarelo e foi realizada a partir de um trabalho integrado entre as gestões de Mobilidade e Transporte e de Educação. A aula ocorreu na Unidam (Unidade de Desenvolvimento Ambiental), ao lado da escola, em um espaço a céu aberto, alinhado ao conceito de desemparedamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/06/01/maio-amarelo-e-encerrado-com-14-acoes-para-um-transito-mais-seguro/
Leia mais sobre ,