Alunos da EMEB Deodato Janski aprendem conteúdos de leitura e escrita pelas ruas do bairro
Publicada em 26/07/2021 às 17:22A turma do programa “Estudo é Tudo” da EMEB Deodato Janski, no Tarumã, participou de conteúdos de leitura e escrita de um jeito diferente na manhã desta segunda-feira (26). Eles caminharam pelas ruas do bairro para fazer a leitura e registro escrito de placas de rua, nomes de comércio, pinturas em muros. A atividade faz parte das ações de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora.
Identificados, com máscara no rosto, com distanciamento social, prancheta nas mãos e olhos atentos, os alunos da professora Camila Mendes caminharam por três ruas dos bairros e pararam na Praça que Acolhe, em frente a açougues, supermercado, salão de cabeleireiro e muros para fazer a leitura de avisos, propagandas e nomes dos estabelecimentos. Da saída até o retorno para a escola, alunos e educadores foram acompanhados pela Ronda Escolar Anjos da Guarda, da Guarda Municipal de Jundiaí.
A aluna Elôa Vitória da Rosa Florin, 10 anos, foi uma das mais participativas durante a atividade. “Eu achei bem legal porque conheci o nome de algumas ruas que eu não sabia. Os Guardas estavam junto e também nos ensinaram a ler a placa na frente da escola e que horário que o carro pode parar ou não e horário de atendimento. Eu gosto dessas aulas porque são diferentes e eu ainda aprendo coisas novas”, contou Elôa.
O programa “Estudo é Tudo” é voltado para alunos dos 3º ao 5º anos, que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização. O intuito da atividade pelas ruas do bairro foi abordar a importância da escrita e da leitura no cotidiano, seja uma aviso, um anúncio ou o nome de um estabelecimento. “É uma forma de se apropriar do sistema de escrita alfabética. A ideia surgiu das próprias crianças, eu sempre incentivo que eles façam a leitura do que encontram pelas ruas, e eles pediram para que a atividade fosse realizada em conjunto”, explicou Camila que fez o trajeto anteriormente para planejar a aula ao ar livre.
O subinspetor Edmilson Bighetto, responsável pela Ronda Escolar da GMJ, explicou sobre o acompanhamento realizado durante as atividades de desemparedamento, que envolve a caminhada das crianças pelo entorno das escolas. “Nós atendemos todo o ambiente escolar e esse trabalho de apoio é bem planejado para que seja elaborado e ofereça toda a segurança para os alunos e professores. Os pais podem ficar tranquilos pois as ações acontecem de maneira tranquila e segura”, afirmou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original