Mês do Patrimônio: programação segue com palestra sobre direito patrimonial

Publicada em 02/08/2021 às 18:39

Com a live sobre “Direito do Patrimônio Cultural Brasileiro”, a programação Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2021 teve sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (02). A atividade vem na sequência, após a abertura festiva do Mês, realizada na noite desse domingo (01), com o espetáculo que marcou também a reabertura do Teatro Polytheama para a presença de público.

O convidado especial para a palestra, realizada de modo on-line e com transmissão pelas redes sociais da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), foi o promotor do Ministério Público de Minas Gerais, dr. Marcos Paulo de Souza Miranda.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da UGC, Marcelo Peroni, agradeceu a todos na sociedade que trabalham e se dedicam em zelar pelos bens materiais e imateriais do Município e destacou o trabalho que vem sendo realizado pela administração em instituir programas de educação patrimonial para os diversos setores da comunidade. “Em Jundiaí temos tido esse cuidado em olhar e zelar pelo nosso patrimônio e esse ano a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural nos convida a refletir sobre como colocar em prática atividades com esse fim”.

Programação on-line pode ser conferida nas redes sociais da Cultura

Durante a live, o convidado abordou temas como a tutela dos bens culturais pelos Municípios, as dificuldades para implementação, os avanços da década de 2000 quando a dinâmica da vida econômica e social, bem como as transformações que ocorreram fizeram surgir novas realidades e situações que repercutiram sobre a questão do Direito do Patrimônio Cultural Brasileiro. “Assim o papel dos Municípios ficou mais delineado. Não apenas a proteção dos bens culturais materiais ou imateriais passou a ser estudado, mas a gestão dos mesmos vem sendo amplamente discutida e implementada em nosso País. A importância de um trabalho em rede e com pessoas capacitadas para as diversas atividades que envolvem a temática precisa ser observada”, finalizou dr. Marcos.

O Mês do Patrimônio é uma realização da UGC, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), com apoio do Centro Paula Souza e das Fatec Jundiaí e Fatec Itu.

A próxima atividade será nesta quarta-feira (04), às 14h30, com a mesa-redonda “Os diversos matizes e horizontes do patrimônio imaterial”, com a mediação de Elisabete Mitiko Watanabe e como convidadas especiais Gisela Vieira e Maria Aparecida Linhares, com transmissão ao vivo pelo pelos canais da Cultura no Facebook e YouTube.

Já entre os dias 25 e 28 de agosto, como parte da programação do Mês, será realizada ainda a 9ª edição do Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial.O tema este ano é: “Turismo, território e educação patrimonial: desafios no contexto da pandemia da Covid-19″.

A programação completa pode ser conferida no hotsite do evento.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ

Assista ao vídeo:


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/08/02/mes-do-patrimonio-programacao-segue-com-palestra-sobre-direito-patrimonial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original